Com autores novatos e veteranos, Booker Prize anuncia semifinalistas
PublishNews, Talita Facchini, 26/07/2022
Nomes como o octogenário Alan Garner e Leila Mottley, de apenas 20 anos, estão entre os 13 selecionados, ao lado de autores como NoViolet Bulawayo, Karen Joy Fowler, Graeme Macrae Burnet e Elizabeth Strout

O Booker Prize, um dos mais importantes prêmios literários do mundo, divulgou nesta terça-feira (26), a lista com os 13 semifinalistas da sua edição de 2022. Com um mix de autores jovens e renomados, o destaque vai para as editoras independentes, que apareceram em peso.

Foram 169 obras inscritas e, segundo Neil MacGregor, que faz parte do júri, as 13 selecionadas “refletem sobre as preocupações do nosso planeta nos últimos anos”. “Sem surpresa, na esteira da pandemia, eles abordam como imaginamos a doença como um inimigo vivo a ser combatido diariamente, questões de injustiça racial e de gênero e a fragilidade da ordem política”, resumiu.

O vencedor do Booker Prize leva para casa o prêmio de £ 50 mil. Entre os indicados deste ano estão três autores britânicos, dois irlandeses, seis americanos, um escritor do Zimbábue e um do Sri Lanka.

Nomes como o veterano Alan Garner – que comemorará seu 88º aniversário este ano –, NoViolet Bulawayo, Karen Joy Fowler, Graeme Macrae Burnet e Elizabeth Strout, anteriormente já selecionadas, fazem parte da lista, assim como os estreantes Maddie Mortimer, Selby Wynn Schwartz e Leila Mottley, de apenas 20 anos. Hernan Diaz, Percival Everett, Shehan Karunatilaka, Claire Keegan e Audrey Magee também estão entre os 13.

Leila Monttley | © Magdalena Frigo
Leila Monttley | © Magdalena Frigo
A obra de Montley, Nightcrawling, é descrita como angustiante e hipnotizante, ao apresentar uma visão assombrosa de jovens marginalizados navegando pelos cantos mais sombrios de um mundo adulto. Na história, uma garota de 17 anos é apanhada pela polícia enquanto anda pelas ruas de Oakland e o acordo horrível que eles oferecem em troca de sua liberdade a coloca no centro de uma tempestade na mídia. Se ela concordar em testemunhar, ela pode ajudar a expor a corrupção de um departamento de polícia. Mas a honestidade tem um preço - que pode deixar sua família vulnerável a retaliação e colocar em risco todos que ela ama.

Alan Garner | © David Heke
Alan Garner | © David Heke
Já a obra do octogenário Alan Garner, Treacle Walker, acompanha uma mente jovem e introspectiva tentando entender o mundo ao seu redor. Quando Treacle Walker, um andarilho e curandeiro, aparece na vida do jovem Joe Coppock, uma amizade improvável é forjada e o menino é apresentado a um mundo que ele nunca poderia ter imaginado.

Também merece destaque a autora Karen Joy Fowler. Com livros já publicados por aqui pela Rocco, ela foi indicada com a obra Booth, um romance sobre uma família malfadada de atores, bebedores e sonhadores, cujo filho mais infame está destinado a cometer um ato terrível e violento.

Já indicadas anteriormente ao prêmio, NoViolet Bulawayo concorre com a obra Glory, contada pelo ponto de vista de diversos animais. Graeme Macrae Burnet foi indicada pelo livro Case study, que fala de maneira bem-humorada sobre a natureza da sanidade; e a autora best-seller Elizabeth Strout, indicaca pela obra Oh William!, retorna à heroína Lucy Barton em um romance sobre amor, perda e os segredos de família que podem explodir e nos confundir a qualquer momento.

Bulawayo tem a obra Precisamos de novos nomes publicada no Brasil pela Biblioteca Azul; Burnet é autora de Seu projeto sangrento, da Todavia, e Strout é autora de Meu nome é Lucy Barton e Entre irmãos, ambos publicados pela Companhia das Letras.

A lista com os seis finalistas será anunciada no dia 06 de setembro, e o vencedor será conhecido no dia 17 de outubro.

Clique aqui para conferir a lista completa dos semifinalistas.

Tags: Booker Prize
[26/07/2022 12:20:00]