Três perguntas do PN para Marcelo Vieira
PublishNews, Thales de Menezes, 19/07/2022
Editor da Estética Torta fala sobre o selo que conseguiu publicar 50 títulos em pouco mais de dois anos, com seu catálogo voltado quase exclusivamente para livros sobre rock, aliás, rock pesado

Marcelo Vieira © Divulgação Estética Torta
Marcelo Vieira © Divulgação Estética Torta
Marcelo Vieira, hoje editor na Estética Torta, trouxe para essa casa criada no primeiro mês da pandemia sua experiência na Alta Books (2011-2014) e no Grupo Editorial Record (2014-2021). Em pouco mais de dois anos, a editora conseguiu transmitir uma imagem clara aos leitores, devido a sua fidelidade à proposta de publicar livros sobre rock, principalmente rock pesado.

A empresa foi criada por Eliel Vieira, autor de André Matos: o maestro do heavy metal, e Camila Santana. O casal e Marcelo trabalham com a editora Lívia Martins e com Ale Santos, editor de arte responsável pala identidade visual dos livros.

Entre seus 49 lançamentos. além de mais três chegando da gráfica nesta semana, há alguns títulos longe do rock, mas ainda com pegada pop, como livros que falam de séries de TV ou até do ídolo nacional Ayrton Senna. Mas a Estética Torta está com os dois pés fincados no rock. Neste mês de julho, a estratégia foi promover uma série de descontos, em alguns títulos chegando a 70%, e uma consulta ao site da editora expõe a vastidão do catálogo de uma empresa tão jovem.

A variedade de títulos respeita claramente a hierarquia do sucesso musical das bandas e artistas. Um gigante como o Iron Maiden está com vários títulos no catálogo, ao lado de nomes obscuros até para alguns headbangers mais fanáticos, como Mortification, banda de death metal cristã formada pelo australiano Steve Rowe.

Marcelo Vieira, que também é tradutor de seis obras da Estética Torta, entre ela o esperado Beatles: Get Back, em pré-venda, responde a três perguntas do PublishNews, para expor em mais detalhes o perfil de uma editora bem peculiar.

PublishNews - O catálogo da Estética Torta parece seguir o sucesso fonográfico do rock, com mais títulos sobre bandas mais populares de metal. A editora já nasceu com esse DNA roqueiro?

Marcelo Vieira - Pode-se dizer que sim. O Eliel Vieira e a esposa, Camila Santana, começaram a editora no primeiro mês de pandemia, e no início o catálogo era limitado a livros sobre artistas e bandas de heavy metal. Depois, expandiu-se um pouco para artistas de rock em geral e, posteriormente, para títulos relacionados a filmes e séries. Hoje, parafraseando o Eliel, eu diria que é um catálogo que trabalha com as paixões das pessoas. Nossos títulos são relacionados a temas pelos quais as pessoas são apaixonadas.

PN - Vocês tiveram surpresas nesses dois anos, como um livro de algum artista ou alguma banda não tão badalados que vendeu surpreendente bem? Ou o contrário, um grande nome que não atrai leitores?

MV - O sucesso de títulos como a primeira edição de Death by Metal: A história de Chuck Schuldiner, sobre o líder da banda americana Death, atualmente esgotada, acabou nos surpreendendo positivamente. Além dele, livros como Lobos que foram homens, biografia da banda de metal gótico portuguesa Moonspell, e No celebration, do grupo inglês de doom metal Paradise Lost, publicações impensáveis em termos de mercado editorial brasileiro anos atrás, tiveram boa resposta. Artistas e bandas menos badalados costumam ter os fãs mais fiéis. Cientes da escassez de produtos a respeito de seus ídolos, acabam consumindo o que aparece de maneira mais voraz. Um detalhe interessante sobre o nosso catálogo é que geralmente os títulos lançados em formato capa dura vendem mais e acabam esgotando antes do que os lançados em brochura. Acho que aí entra a questão do item diferenciado, de luxo, a exemplo da realidade que se observa no consumo de CDs no Brasil: menos gente compra, mas quem compra tem preferência pela peça diferenciada. Um “nomão” que não atrai leitores, até agora, não tivemos. Ainda bem!

PN - Os descontos que vocês estão oferecendo é para venda direta na editora. Como é a relação da Estética Torta com as livrarias? É tranquilo conseguir espaço para material destinado a um público tão específico?

MV - A estrutura da editora não comporta uma distribuição ostensiva em livrarias físicas. A exemplo de outras de tamanho semelhante, nosso foco está no on-line, nas vendas pelo site ou por meio da Amazon. É importante ter o cuidado de não dar passos maiores do que as pernas. Um fenômeno interessante, porém: em razão de boa parte de nosso catálogo ser composta por livros de rock e metal, nossos livros podem ser encontrados em algumas lojas de discos selecionadas pelo Brasil.

[19/07/2022 09:50:00]