Casa Philos anuncia novidades para a Flip 2022
PublishNews, Redação, 15/07/2022
Com o tema 'Amar e mudar as coisas', Casa irá discutir o papel das artes e da literatura na construção da identidade cultural latina, integrando teatro, cinema, música e performance

Mesa da Casa Philos em 2019 | © Divulgação
Mesa da Casa Philos em 2019 | © Divulgação

Com a 20ª edição da Flip confirmada para novembro (23 a 27), a movimentação no mercado já começou. O PN, por exemplo, já adiantou que terá uma nova casa na Rua Tenente Francisco Antônio, 300 (Rua do Comércio), e agora é a vez da Casa Philos anunciar suas novidades.

Em seu terceiro ano na programação paralela da Flip, a Casa Philos – realização da Revista Philos em parceria com a Secretaria de Cultura de Paraty – terá uma curadoria focada em exaltar a latinidade que está presente nas manifestações artísticas, no convívio, no relacionamento entre as pessoas e na apropriação democrática dos espaços públicos.

“Esse ano a gente vem diferente para a Flip. Estamos comemorando cinco anos de Casa Philos. Será a nossa terceira vez em Paraty com muitas novidades, entre elas, uma exposição coletiva com nomes como Célia Tupinambá e Fernanda Liberti. Além das nossas ações com o Cine Philos, apresentações de teatro e muitas mesas literárias”, conta Jorge Pereira, curador da Philos.

Casa Philos 2019 | © Divulgação
Casa Philos 2019 | © Divulgação
A programação da Casa, que terá o tema Amar e mudar as coisas, vai discutir o papel das artes e da literatura na construção da identidade cultural latina, vivências, geografias e perspectivas modernas, integrando teatro, cinema, música e performance. “O tema é inspirado em uma canção do Belchior. Vamos produzir uma bandeira gigante bordada à mão por diversos artistas do Brasil e vamos hastear na abertura da Casa Philos na Flip. Vários artistas e personalidades importantes estão indo bordar um pouco essa bandeira no nosso ateliê na Casa Bicho, no Jardim Botânico”, adianta a curadoria.

Haverá também cursos e oficinas de capacitação para professores nos eixos de literatura, artes gráficas, fotografia e audiovisual. Segundo Lucas Fonseca, diretor de projetos da Revista Philos, o foco é nas ações educativas: “Muitas vezes questionamos por que as pessoas não compreendem ou não participam dos movimentos culturais latinos, e a resposta é simples: ativar processos educacionais, principalmente na infância, cria pessoas muito mais participativas de sua cultura”. Além disso, o Cine Philos, com curadoria de Priscila Urpia, apresentará uma mostra especial de filmes voltados para o cinema fantástico.

As novidades do programa da Philos incluem ainda uma residência artística em parceria com o Finart – Festival Internacional de Arte de São Paulo, coordenado por Carola Trimano, além de ações fora do Centro Histórico de Paraty. “Acredito que a Flip vai ser um momento para comemorar o fim de um período difícil e triste para a literatura e a cultura. Nós somos feitos de grandes histórias e Paraty é sempre um grande palco para quem tem algo a contar”, finaliza Jorge Pereira.

[15/07/2022 09:00:00]