Lista Nielsen PublishNews consolida líderes de vendas no primeiro semestre
PublishNews, Thales de Menezes, 12/07/2022
Ranking que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento traz primeiros e segundos colocados com números totais de vendas equilibradíssimos, tanto em Ficção como em Não ficção

Thiago Nigro | © Divulgação
Thiago Nigro | © Divulgação
Nos números referentes a junho revelados agora pela Lista Nielsen PublishNews, que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país, nenhum título estreia nas duas categorias do levantamento. Os três primeiros colocados em Ficção se repetem pelo terceiro mês seguido. Em Não ficção, os dois primeiros estão nessas posições desde janeiro.

Mais do mesmo? Sim. Ou, melhor, muito mais dos mesmos quatro grandes vendedores de livros que teimam em não deixar o topo da apuração. Os números de vendas dessas obras refletem uma disputa surpreendentemente acirrada.

Em Não ficção, Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro [foto], lidera desde o final de 2021, e neste ano traz em sua cola o também perseverante O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira.

Duas verdadeiras bíblias para o mundo dos negócios, esses livros apresentam uma caraterística curiosa, anos depois de suas chegadas ao mercado. A obra de Vieira foi lançada em janeiro de 2018; a de Nigro, um tanto depois, em novembro do mesmo ano.

Pegando como baliza a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, levantamento com atualização semanal e respeitadíssimo pelo mercado editorial, os livros de Nigro e Vieira estão, neste momento, com um placar de vendas equilibrado desde janeiro de 2020: 164.537 exemplares vendidos por Vieira, contra 164.075 de Nigro! Uma diferença de 0,3%, facilmente desprezada em favor de um empate técnico.

Completa o pódio de Não ficção a obra Especialista em pessoas (Academia), de Tiago Brunet, com a curiosa proposta de dicas de administração aplicadas aos relacionamentos pessoais com parentes, amigos e colegas de trabalho.

Em Ficção, a repetição dos líderes pelo terceiro mês seguido: Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, seguido por Tudo é rio (Record), de Carla Madeira, e Conectadas (Seguinte), de Clara Alves. E, também nessa categoria, os dois primeiros colocados estão travando um duelo sólido pelas maiores vendas.

Usando mais uma vez a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews como parâmetro, dede janeiro de 2021 Torto arado registra 106.843 exemplares vendidos, contra 102.767 cópias físicas de Tudo é rio. Uma vantagem mínima que não chega a 4%.

Assim, as duas listas da pesquisa têm essas disputas de pesos-pesados ainda a serem resolvidas nos próximo meses.

O ranking da editoras na Lista Nieslen PublishNews referente a junho é liderado pela Companhia das Letras, com oito títulos. A Planeta vem em segundo lugar, com seis. Na terceira posição, um empate entre Grupo Editorial Record e HarperCollins Brasil, com quatro obras cada.

[12/07/2022 11:00:00]