Mauricio de Sousa Produções homenageia autoras contemporâneas da língua portuguesa
PublishNews, Redação, 08/07/2022
Por meio do projeto Donas da Rua, seis personalidades são destaque nas redes da Turma da Mônica durante a 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo

Ao longo da semana, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) vem homenageando autoras nas redes sociais da Turma da Mônica. A ação faz parte do projeto Donas da Rua, que tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e outras mulheres a buscarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura.

Trazendo todo o carisma da personagem Milena, a moçambicana Paulina Chiziane entra para o hall das Donas da Rua da História. Ela foi a primeira mulher a publicar um romance em seu país (Balada de amor ao vento, em 1990).

Com traços de Magali, a autora portuguesa Teolinda Gersão publicou seu primeiro livro de contos aos 14 anos. Apenas aos 41 anos, já com a vida profissional e familiar mais tranquila, foi capaz de se dedicar à escrita e publicar obras. Hoje conta com 19 títulos, que foram traduzidos para mais de 20 países. No Brasil, suas obras são publicadas pela Oficina Raquel. Teolinda também inaugurou – ao lado de Joel Neto – a primeira edição da Residência Literária de Poços de Caldas.

Também foram homenageadas a autora portuguesa Lídia Jorge, representada por Aninha; a também portuguesa Dulce Maria Cardoso, que é uma das mais importantes vozes literárias do país europeu; a escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida, também com traços de Milena; e a portuguesa Joana Bértholo, com traços da personagem Marina.

Além das escritoras destacadas na Bienal, o Donas da Rua da História já homenageou outras grandes escritoras, como Clarice Lispector, Ruth Guimarães, Lygia Fagundes Telles, Maria Firmina dos Reis, Cora Coralina, Cecília Meireles, Carolina de Jesus e Rachel de Queiroz. A proposta do projeto demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. Para conferir essas e outras grandes mulheres, basta clicar aqui.

[08/07/2022 12:00:00]