O futuro da indústria editorial no InterLivro desta quinta-feira
PublishNews, Redação, 06/07/2022
O tema será debatido por dois nomes internacionais que estão ajudando a escrever a própria história do livro: Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, maior evento do gênero no planeta, e Margot Atwell, editora da Feminist Press

Nesta quinta-feira (07), a partir das 10h, o terceiro dia da sexta edição do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, discute os próximos passos do mercado editorial no painel "O futuro da indústria do livro", que traz dois nomes de ponta no mundo dos livros para compartilhar suas visões do que vem por aí.

Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, maior evento do gênero no planeta, e Margot Atwell, editora da Feminist Press, falam em entrevista pré-gravada com a repórter do PublishNews Talita Facchini, sobre desafios, tendências e oportunidades do mercado editorial global. Na pauta, entre outros assuntos, o retorno presencial do maior evento literário do mundo, a missão de dar voz a grupos e indivíduos marginalizados, e os novos caminhos que as empresas devem percorrer para aumentar sua receita.

Depois, às 10h45, Bruno Mendes (sócio do PublishNews e CEO do #coisadelivreiro) e Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil) comentam a entrevista de Boos e Atwell e expõem suas visões sobre o futuro da indústria.

Às 11h05 está marcado o painel Como o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado do livro como um todo". Em meio a lamúrias, aplausos e uma torrente de questionamentos pertinentes, a caravana digital passa. Comprar livro pela internet, ouvir pelo celular a narração de um best-seller e ler usando dispositivo eletrônico, por exemplo, já são hábitos incorporados à vida moderna. Se é inútil conspirar contra o avanço da tecnologia e a quebra de paradigmas, parece razoável buscar denominadores comuns entre o “velho” e o “novo”.

À mesa, três executivos inseridos no ecossistema digital contam de que maneira o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado livreiro como um todo: André Palme (executivo, professor e mentor), Ricardo Perez (Country Manager Books, Amazon Brasil) e Rodrigo Meinberg (CEO do Skeelo). A mediação será de Camila Cabete (Head de Conteúdo da Árvore).

Com atividades até a próxima sexta (08), o InterLivro está inserido dentro do espaço Papo de Mercado, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para assistir presencialmente aos painéis, no Expo Center Norte, os interessados na participação presencial podem se inscrever por este link.

Vale lembrar que o acesso ao InterLivro é gratuito, mas é necessário comprar ingresso para entrar na Bienal. Assistir aos encontros do InterLivro, mesmo para quem efetuar sua inscrição, está sujeito à lotação da sala, para 80 pessoas.

Haverá transmissão on-line dos painéis, acessada por este link de Zoom.

Esta edição do InterLivro tem patrocínio de MVB, Amazon, Árvore, Tordesilhas e Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e #coisadelivreiro.

Eis a programação do último dia do InterLivro 2022, na sexta-feira (08):

10h: Painel Bem-vindo aos clubes de assinatura: o que aprender com a TAG, Wine e Flower Club Os números cada vez mais expressivos ostentados pelos clubes de assinatura no Brasil têm colocado o setor sob os holofotes do mundo dos negócios – o que se intensificou durante a pandemia. Se, por um lado, há considerável espaço para crescimento, por outro, o mercado é implacável com aventureiros e empresas que não primam pela qualidade de seus produtos e serviços. Como fidelizar o cliente? Como tornar o que se vende algo indispensável para o consumidor? Como entregar não somente o palpável, mas sensações, experiências? São questões-chave a permear o painel, uma aula para quem trabalha com livro. Convidados: Marcelo D'Arienzo (CEO da Wine), Gustavo Lembert (CEO da TAG) e Victor Campos (CEO do Flower Club) Mediação: Ricardo Arcon

11h10: Painel A distribuição de livros no Brasil pós-covid: desafios e oportunidades Engrenagem fundamental da cadeia do livro, as distribuidoras foram especialmente impactadas pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os desafios impostos por esse período se somaram a um histórico de conhecidos obstáculos e mudanças no setor, como a distribuição feita pelas próprias editoras, a debacle de grandes livrarias, o crescimento do comércio eletrônico, margens de lucro apertadas, gargalos na infraestrutura do país e o custo do combustível. Experientes e donos de perfis e visões complementares, Joana, Wendel e Raphael conversam sobre as dores e as delícias da distribuição, analisando tanto o ambiente físico quanto o digital, e destacando a importância das distribuidoras para a disseminação da leitura. Convidados: Joana de Conti (Head of Account Management da Bookwire Brasil), Wendel Almeida (Head de Estratégia da Catavento Distribuidora de Livros) e Raphael Bispo (gerente comercial da Distribuidora Loyola) Mediação: Talita Facchini

[06/07/2022 08:00:00]