Adriana Lisboa compartilha experiências de perda
PublishNews, Redação, 28/06/2022
Escritora radicada nos EUA, lança hoje em São Paulo seu sétimo romance, ‘O tempo que existe’, pela Relicário, em sessão de autógrafos na Livraria da Tarde, a partir das 18h30

Adriana Lisboa | © Carlos Luz_Divulgação
Adriana Lisboa | © Carlos Luz_Divulgação
Morando há bastante tempo nos EUA, a escritora carioca Adriana Lisboa veio ao Brasil para lançar O tempo que existe (136 pp, R$ 49,90), editado pela Relicário. Depois de publicar dois livros de poesia e um de contos, agora a romancista retorna para compartilhar experiências de perda, que foram as mortes de sua mãe, em 2014, e de seu pai, no ano passado. Adriana percorre reflexões em torno da finitude.

O livro terá lançamento presencial hoje, em São Paulo, na Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros), a partir das 18h30. Além desse encontro presencial com os seus leitores, Adriana Lisboa também fala de seu trabalho no Blog da Relicário, onde é entrevistada por oito convidados, como a agente literária Lucia Riff e a livreira Mônica Carvalho.

Ela conquistou o prêmio José Saramago com o seu segundo livro, Sinfonia em branco, lançado em 2001, obra que foi publicada também em Portugal, EUA, Alemanha, França, Itália, Romênia, Egito, Polônia, Turquia e Croácia. Nos lançamentos seguintes, as traduções avançaram para outros países como Suécia, Argentina e Sérvia. Além de sete romances, Adriana publicou três livros de contos, três infantis e dois de poesia. e consegue dedicar o tempo há um trabalho contínuo de tradutora.

Na nova obra, ela imagina interlocuções com Marguerite Duras, Rosa Montero, Joan Didion, Antônio Callado e outros nomes de peso da literatura. Seu texto continua sofisticado, como é desde a estreia com Os fios da memória (1999).

O livro ainda produz trechos como este: “Então, toda escrita é um improviso, mesmo quando se tem tudo perfeitamente planejado. ‘Perfeitamente planejado’, é, ademais, uma contradição de termos, como a vida deixa claro todos os dias.”

[28/06/2022 10:00:00]