20ª edição da Flip terá trio de curadores
PublishNews, Redação, 13/06/2022
Time formado por Fernanda Bastos, Milena Britto e Pedro Meira Monteiro representa a diversidade regional brasileira

Fernanda Bastos, Milena Britto e Pedro Meira Monteiro | © Gustavo Schossler, Ana Reis e Sameer Khan
Fernanda Bastos, Milena Britto e Pedro Meira Monteiro | © Gustavo Schossler, Ana Reis e Sameer Khan
Em 2021, por conta da pandemia de covid-19, a Flip fez uma edição bem diferente do que estava acostumada. Além de ser virtual, contou com curadoria e homenagem coletivas.

Este ano, marcada para novembro, entre 23 e 27, em formato presencial, a 20ª edição Flip terá novamente um coletivo curatorial, formado pela gaúcha Fernanda Bastos, pela baiana Milena Britto e crítico literário Pedro Meira Monteiro. A escolha dos três reforça a posição da festa literária de apresentar diversidade de vozes e visões sobre a cultura brasileira.

“Cada um dos três, à sua maneira, está atento à formação de leitores com novas sensibilidades em diferentes partes do país e do mundo. Essa escolha é de certa forma uma celebração da origem da Flip”, destacou Mauro Munhoz, diretor-artístico da Flip.

A escolha de curadores de fora do tradicional eixo Rio-SP foi proposital e visa ampliar essa discussão entre o local e o mundial, dando destaque para a riqueza e a diversidade cultural do Brasil. A escolha do autor ou autora homenageados dessa edição será anunciada em breve.

Conheça os curadores

Fernanda Bastos | © Gustavo Schossler
Fernanda Bastos | © Gustavo Schossler
Fernanda Bastos é jornalista, tradutora e editora de livros. Fundou, ao lado do crítico literário Luiz Mauricio Azevedo, a editora Figura de Linguagem, casa negra e independente sediada em Porto Alegre, e foi um dos cinco curadores da Flip do ano passado. Fernanda também atua como apresentadora na TVE RS e no podcast Onda Negra, da Plataforma Feminismos Plurais.

Milena Britto | © Ana Reis
Milena Britto | © Ana Reis
Milena Britto, é professora na Universidade Federal da Bahia e, entre outros temas, pesquisa gênero, literatura e estratégias de legitimação no campo literário. Foi professora visitante na Universidad Andina Simón Bolívar, no Equador, e pesquisadora visitante na Universidade de Berkeley, nos EUA. Além da carreira acadêmica, tem atuação em políticas públicas para a área de literatura, participa de ações voltadas para a difusão de leitura, é crítica literária e curadora de diversos projetos culturais.

Pedro Meira | © Sameer Khan
Pedro Meira | © Sameer Khan
Pedro Meira Monteiro é professor brasileiro na Universidade de Princeton, onde fundou, com João Biehl, o Brazil LAB (Luso-Afro-Brazilian Studies), que congrega pesquisadores de diversas áreas e inúmeros países. É autor, tradutor e organizador de diversos livros e foi pesquisador-visitante e palestrante em universidades no Brasil e no mundo. Na E-galáxia dirige, com Ricardo Lísias e Tiago Ferro, a série Peixe-elétrico Ensaios.

Tags: Flip 2022
[13/06/2022 08:40:00]