A Feira do Livro pode esquentar o frio neste final de semana
PublishNews, Redação, 10/06/2022
Evento ao ar livre na frente no Estádio do Pacaembu se encerra no domingo; visitantes ainda têm dois dias para percorrer mais de uma centena de estandes e acompanhar encontros de autores com o público

Maria Duenas | © Divulgação
Maria Duenas | © Divulgação
A primeira edição d’A Feira do Livro, evento ao ar livre em frente ao Estádio do Pacaembu, completa seus três dias de funcionamento neste final de semana. Apesar do frio previsto pela meteorologia, é uma opção para os paulistanos se divertirem e comprarem obras de mais de 120 expositores. Os estandes estão cheios e devem render um calor aconchegante a quem quiser fuçar atrás dos livros.

Organizada por Paulo Werneck, presidente da associação Quatro Cinco Um, que publica a revista de mesmo nome e promove o evento, ao lado do arquiteto Álvaro Razuk, idealizador da ocupação do espaço, a feira abre no fim de semana das 10h às 21h. Além da oferta de livros, que não têm aquele grande desconto habitual das feiras em universidades, mas conta com os preços camaradas das editoras e livrarias (o PublishNews comprovou no local), a programação conta com muitos encontros entre autores e público.

Entre os destaques do sábado (11), um que certamente lotará o Palco da Praça, na área central da feira, será a presença do médico e escritor Drauzio Varella, que lançou no mês passado a autobiografia O exercício da incerteza (Companhia das Letras) e tem feito críticas severas à condução do Governo diante da pandemia de Covid-19. Ele irá aparecer diante do público às 13h45.

Ás 19h, no Palco da Praça, haverá o encontro entre os escritores Jeferson Tenório e José Falero. Tenório, professor de Língua e Literatura na rede pública de Porto Alegre, ganhou o prêmio Jabuti 2021 com o romance O avesso da pele que também se transformou em best-seller. Falero, servente de pedreiro que só foi ler um livro inteiro pela primeira vez aos 20 anos, já lançou duas obras, o livro de contos Vila Sapo (Venas Abiertas, 2019) e o romance Os supridores (Todavia, 2021), com personagens humildes que trabalham em supermercados, outra atividade que o autor já exerceu.

No domingo (12), a escritora espanhola Maria Dueñas [foto] conversa com leitores no auditório Armando Nogueira, que fica dentro do Pacaembu, às 15h. Traduzida em mais de 25 idiomas, a autora tem vários romances lançados no Brasil. Entre eles, o best-seller O tempo entre costuras (Planeta), que já está na quarta edição brasileira.

Às 19h, também no auditório, o debate “Do sonho ao mito” reunirá os autores Sidarta Ribeiro e Hanna Limujia, A conversa entre o neurocientista e a socióloga e antropóloga encerra as atividades da primeira edição da feira. Seus organizadores pretendem que ela se torne um evento permanente no calendário da cidade.

[10/06/2022 11:00:00]