British Book Awards premia livro de astro do futebol
PublishNews, Thales de Menezes, 24/05/2022
Marcus Rashford, do Manchester United, venceu na categoria Livro do Ano com obra para jovens; Marian Keyes foi eleita a Autora do Ano, e Dapo Adeola, o Ilustrador do Ano. Romance lançado no Brasil pela Universo dos Livros ganhou em Ficção.

Na noite de segunda-feira (23), o British Book Awards concedeu o prêmio de Livro do Ano a Marcus Rashford e Carl Anka, com a obra infantil You are a champion. De volta a uma cerimônia presencial depois de duas premiações on-line por causa da pandemia de Covid-19, o prestigiado prêmio realizado pelo The Bookseller elegeu Marian Keyes como Autora do Ano e Dapo Adeola foi consagrado como Ilustrador do Ano. Todos os vencedores da noite ganham o Nibble, como é conhecida a estatueta do British Book Awards.

Marcus Rashford | © Wiki Commons
Marcus Rashford | © Wiki Commons
Marcus Rashford é o idolatrado camisa 10 do time do Manchester United e também destaque da seleção inglesa de futebol. Durante o lockdown devido à pandemia do Covid-19, ele se uniu à instituição de caridade de distribuição de alimentos FareShare para cobrir o déficit de refeições escolares gratuitas para crianças vulneráveis em todo o Reino Unido, arrecadando mais de £ 20 milhões. Marcus pressionou com sucesso o governo para reverter a política em torno do programa de vale-alimentação gratuito, e conseguiu a liberação de £ 400 milhões para apoiar 1,7 milhão de crianças vulneráveis. Ele contou com ajuda do jornalista Carl Anka para escrever You are a champion, um guia de orientações para uma vida melhor endereçado aos leitores jovens.

A irlandesa Marian Keyes, a escolhida como Autora do Ano, já vendeu mais de 22 milhões de livros pelo mundo, traduzidos para 32 idiomas. Ela é expoente do gênero "chick lit", que explora o universo feminino com muito amor e leveza, embora seus temas tragam muitos assuntos delicados como luto depressão pós-parto e violência doméstica. Ela tem 15 livros publicados no Brasil, entre eles o best-seller Melancia (Bertrand Brasil).

Dapo Adeola é um ilustrador britânico de origem nigeriana. Além de seus livros, muito populares, ele faz constantes workshops de ilustração e design de personagens com crianças e organiza eventos para ajudar a carreira de artistas sub-representados da diáspora negra. Ei, você!, obra que deu a ele o British Book Arward, foi lançada no Brasil pela Companhia das Letras.

O livro de ficção do ano, Deu tudo errado comigo, que saiu no Brasil pela editora Universo dos Livros, é o romance de estreia de Meg Mason, também finalista do Women’s Prize.

Abaixo, os vencedores do British Books Awards 2022:.

Ficção: Meg Mason, Deu tudo errado comigo (Universo dos Livros/Wiedenfeld & Nicolson, Orion)
Estreia em ficção: Caleb Azumah Nelson, Open water (Penguin General, Viking)
Ficção, infantil: Phil Earle, When the sky falls (Andersen Press)
Não ficção, estilo de vida: Paul McCartney, Box Paul McCartney: As Letras (Editora Belas-Letras/Penguin Press, Allen Lane)
Não ficção, narrativa: Sathnam Sanghera, Empireland (Penguin General, Viking)
Não ficção, infantil: Marcus Rashford & Carl Anka, You are a champion (Macmillan Children’s Books)
Livro infantil ilustrado: Dapo Adeola e 18 ilustradores, Ei, você! (Companhia das Letras/Penguin Random House, Puffin)
Prêmio revelação: Jade LB, Keisha the sket (#MerkyBooks)
Policial e suspense: William McIlvanney e Ian Rankin, The dark remains (Canongate)
Page-turner*: Clare Chambers, Small Pleasures (Orion, Weidenfeld & Nicolson)
Audiobook, ficção: Cressida Cowell, David Tennat (narrador), The wizards of once: never and forever (Hodder Children´s Books)
Audiobook, não ficção: Billy Connolly, Windswept and interesting (Two Roads, John Murray Press)

*Prêmio concedido a um romance arrebatador

[24/05/2022 11:30:00]