Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022
PublishNews, Redação, 20/05/2022
Taiane Santi Martins venceu na categoria Romance com 'Mikaia', e Pedro Augusto Baía na categoria Conto, com a obra 'Corpos benzidos em metal pesado'. Eles terão seus livros lançados em novembro pela Record.

O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país na distinção de escritores inéditos, anunciou os vencedores da sua edição de 2022. Este ano, o prêmio recebeu 1.632 inscrições, sendo 844 em Conto e 788 em Romance. É a primeira vez em 19 anos que conto recebeu mais obras que romance.

Em Conto, o paraense Pedro Augusto Baía foi o escolhido com a obra Corpos benzidos em metal pesado, e, em Romance, a vencedora foi a gaúcha Taiane Santi Martins, com o livro Mikaia. Os livros dos dois vencedores serão lançados em novembro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.

Corpos benzidos em metal pesado foi concebido ao longo dos últimos quatro anos, em um processo de reescrita e constante reflexão do autor e reflete os seus sentimentos e percepções diante da devastação ambiental, política, de direitos e de afetos. Nos contos, Pedro tenta descrever um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. E que, neste processo de devastação, resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado neste livro. A comissão final que selecionou a obra foi composta pelos escritores Natalia Borges Polesso e Paulo Scott.

Já o romance Mikaia narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia - uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina - quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer, e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas de Mikaia em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos, e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento. O romance foi selecionado pela comissão final composta pelos escritores Itamar Vieira Junior e Luciany Aparecida.

[20/05/2022 09:00:00]