
O profissional que dá título ao prêmio, Luiz Bertram Metzler (1941-2010) é um gaúcho com longo e marcante trabalho na indústria gráfica. Morou alguns anos na Alemanha e estabeleceu uma ponte entre as empresas dos dois países. Ele foi responsável pelo primeiro emprego de muitos alunos do Senai e também ajudou a conseguir bolsas de estudos para quem precisava.
O concurso tem coordenação técnica da faculdade de tecnologia Senai Theobaldo de Nigris. No regulamento do prêmio é possível encontrar todas as categorias contempladas. Os produtos concorrem entre seus setores industriais ou aqueles que estejam alinhados mercadologicamente. Por exemplo, no segmento de embalagens, produtos feitos para a indústria de alimentos concorrem apenas com outros produtos para o mesmo setor. As categorias de Melhor Impressão e Melhor Acabamento são avaliadas conjuntamente.
O prêmio entrega 32 troféus, em cerimônia marcada para 24 de junho, quando é celebrado o Dia da Indústria Gráfica. O troféu foi desenvolvido em parceria com o Instituto Europeo de Design, com uma proposta visual inovadora. Seu formato apresenta letras em metal referências às cores do sistema de impressão CMYK, cyan, magenta, yellow e black (ciano, magenta, amarelo e preto quando traduzidas para o português). A base do troféu é produzida em madeira de reflorestamento. O regulamento do prêmio pode ser acessado aqui.