
Continuam na disputa a autora Ruth Ozeki com a obra The book of form and emptiness, que conta a história de um menino que, após perder o pai, começa a ouvir as vozes dos objetos ao seu redor, e de sua mãe, que desenvolve um problema de acumulação. No romance, o menino acha refúgio em uma biblioteca e conhece o seu próprio livro que o ensina a ouvir as coisas que realmente importam. A obra será publicada no Brasil pela Morro Branco, que também irá relançar este ano outro livro de Ozeki, A tale for the time being.
A autora turca Elif Shafak também está entre as finalistas. Ela concorre com The island of missing trees, que será publicado ainda este ano pela HarperCollins. O livro – narrado por uma árvore – fala sobre um acontecimento interrompido pela guerra e de como os encontros e desencontros decorrentes desse fato reverberam por décadas a fio.
Finalista do Booker Prize 2021, Maggie Shipstead continua na disputa com o livro Great Circle, que conta as histórias de uma aviadora desaparecida da década de 1950 e da jovem atriz de Hollywood que a interpreta nas telas. O livro foi elogiado pelos juízes como “uma leitura absolutamente maravilhosa”, cheia de “evocação do desejo de viajar”. Por aqui, Maggie já tem uma obra publicada pela Record.
A neozelandesa Meg Mason foi indicada por seu segundo romance Sorrow & Bliss, descrito pelo júri como um romance sobre o amor moderno contra as dores confusas e tristes da doença mental. O seu outro livro, Deve ter algo errado comigo, foi publicado por aqui pela Universo dos Livros.
A autora Lisa Allen-Agostini concorre com sua obra de estreia The bread the devil knead, um romance que explora um caso de amor abusivo, violência de gênero, racismo e libertação feminina e foi aclamado como “imersivo” e “cheio de calor, humanidade, humor e tristeza”.
E Louise Erdrich completa a lista com a obra The sentence, que acompanha uma personagem que conseguiu um emprego em uma livraria assombrada depois de anos na prisão. Os juízes disseram que a obra tem uma “leitura realmente incomum”, acrescentando “é uma história de fantasmas, mas também é sobre herança”, sendo ainda “muito inteligente, engraçado e espirituoso".
Os seis nomes concorrem ao prêmio de £ 30 mil (cerca de R$ 188 mil) e a vencedora será conhecida no dia 15 de junho.
As seis finalistas:
Great Circle, de Maggie Shipstead
Sorrow and Bliss, de Meg Mason
The island of missing trees, de Elif Shafak
The book of form and emptiness, de Ruth Ozeki
The bread the devil knead, de Lisa Allen-Agostini
The sentence, de Louise Erdrich