Após dez anos, Brasil volta a ter estande exclusivo na Feira do Livro de Londres
PublishNews, Redação, 30/03/2022
Estimativa é de que o evento que começa em 5 de abril gere US$ 140 mil em negócios para o mercado editorial brasileiro

Feira do Livro de Londres em 2018 | © Divulgação
Feira do Livro de Londres em 2018 | © Divulgação
Após dez anos, o Brasil volta a ter um estande exclusivo na Feira do Livro de Londres (05 a 07/04). A estimativa do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – é de que o evento gere US$ 140 mil em negócios para o mercado editorial nacional.

O estande totalmente dedicado ao Brasil terá espaço para a negociação de direitos autorais, reuniões B2B e uma exposição com destaque para os títulos ganhadores do Prêmio Jabuti, a premiação mais importante da literatura brasileira. O espaço também contará com a exposição do catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, um projeto pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A mostra virtual trará informações sobre os 175 livros brasileiros selecionados para o clube.

A delegação brasileira terá representantes de seis editoras nacionais: Arole, Faro Editorial, Melhoramentos, Rua do Sabão, Companhia das Letras e Girassol Brasil. Os profissionais participarão das agendas institucionais referentes à agência internacional do ISBN (International Standard Book Number).

No dia 6, Vitor Tavares (presidente da CBL), Karine Pansa (diretora da CBL e vice-presidente da International Publishers Association – IPA), Fernanda Garcia (diretora executiva da entidade) e Fernanda Dantas (gerente de relações Internacionais da CBL) se reúnem com Fred Arruda, embaixador do Brasil junto ao Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, na Embaixada do Brasil em Londres.

“A feira é um momento decisivo para que as nossas editoras mostrem ao público internacional o melhor da literatura brasileira, negociando a venda de títulos nacionais e gerando visibilidade para o trabalho editorial rico e impecável que produzimos em nosso país”, explica Fernanda Dantas.

** Nota alterada às 13h, do dia 31/03 para corrigir informação sobre o estande do Brasil na Feira de Londres.

[30/03/2022 08:00:00]