StreetLib oferece distribuição gratuita a editores ucranianos
PublishNews, Redação, 17/03/2022
Distribuidora digital italiana com ação mundial lança projeto para oferecer seus serviços sem cobrar taxas a editores e escritores ucranianos por pelos menos cinco anos e incentiva outras empresas a fazerem o mesmo

A distribuidora digital italiana StreetLib vai oferecer serviço gratuito para editores ucranianos por pelo menos cinco anos. Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, é hoje chefe do Desenvolvimento de Negócios Internacionais da StreetLib, e a iniciativa foi discutida pela equipe da empresa depois de uma viagem a negócios à Polônia, feita por ele na semana passada. O contato próximo com os efeitos da invasão russa na Ucrânia foi perturbador. “Em uma noite sem dormir em um hotel cheio de mulheres e crianças ucranianas de classe média, comecei a pensar em como poderia ajudar.”

As vidas perdidas na ação da Rússia são algo devastador, e a economia acompanha a destruição sistemática do país. Além do impacto financeiro nas editoras ucranianas, quando muitas estão sendo forçadas a encerrar completamente suas operações, a StreetLib reforça, em comunicado à imprensa, outro efeito não menos importante: “Os ataques militares a Ucrânia também forçaram pessoas a sair do país. Milhões de refugiados devem se juntar à diáspora ucraniana nas próximas semanas, incluindo crianças que precisam continuar seus estudos em outros países. E, para isso, elas precisam de livros ucranianos. Os refugiado adultos também vão querer ficar em contato com a Ucrânia e precisam de acesso a livros”.

O Projeto Ebook Ucraniano permitirá que escritores e editores da Ucrânia criem e distribuam seus e-books sem pagar comissões por pelo menos cinco anos, eliminando a taxa de distribuição e também a taxa de assinatura mensal para ucranianos no StreeLib Write. Editores ou escritores ucranianos que quiserem usar os serviços da StreeLib gratuitamente devem preencher um formulário.

“Isto é o mínimo que poderíamos fazer”, diz Carrenho. “Incentivamos outros a fazerem o mesmo e estamos abertos a colaborar para que isso aconteça. O verdadeiro desafio agora será entrar em contato com o maior número possível de editores e autores para ter o máximo possível de livros publicados e distribuídos para as mãos dos leitores que mais precisam deles.”

Tags: StreetLib
[17/03/2022 11:30:00]