Mais despedidas em 2021
PublishNews, Redação, 03/01/2022
Antes do ano acabar, o autor e editor Amir Piedade e as escritoras Joan Didion e Lya Luft faleceram

Amir Piedade, Joan Didion e Lya Luft
Amir Piedade, Joan Didion e Lya Luft
Na tradicional retrospectiva do ano feita pela redação do PublishNews, destacamos os escritores, editores, tradutores e livreiros que nos deixaram em 2021. Durante o nosso recesso, tivemos mais três perdas que merecem destaque. No dia 21 de dezembro, o autor, professor e editor Amir Piedade faleceu vítima da covid-19. Ele presidiu a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) durante os anos de 2019 e 2020 e trabalhou junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL) e à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (Febab) em um projeto com o objetivo de unir crianças e livros: o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa.

No dia 23, foi a vez da escritora americana Joan Didion. Um dos maiores expoentes do Novo Jornalismo americano, Didion faleceu aos 87 anos, vítima do Mal de Parkinson. Ela se destacou com uma série de artigos incisivos e investigativos na revista Life e no jornal The Saturday Evening Post, que tratavam da vida americana do pós-guerra e escreveu obras como O ano do pensamento mágico e O álbum branco, ambos publicados por aqui pela HarperCollins e Rastejando até Belém (Todavia).

E no dia 30, a escritora gaúcha Lya Luft faleceu aos 83 anos. Ela lutava contra um câncer de pele. Autora de 31 obras, Lya publicou seu primeiro livro em 1964, a antologia de poemas Canções de liminar e em 1996, O rio do meio foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2001, a autora também recebeu o Prêmio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa (FCT/União Latina) ao verter para o português o livro Lete: arte e crítica do esquecimento, do filólogo alemão Harald Weinrich e em 2003 levou o prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL) com o romance O tigre na sombra (Record).

[03/01/2022 10:30:00]