'Mais esperto que o diabo' é, pela segunda vez, o livro mais vendido do ano
PublishNews, Talita Facchini, 17/12/2021
Escrito por Napoleon Hill e publicado pela Citadel, o livro teve mais de 104 mil exemplares vendidos em 2021 e levará o Troféu PublishNews

Por dois anos – 2018 e 2019 – a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews teve como campeão o livro A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson. Agora, no final de 2021, tudo indica que teremos um outro bicampeão de vendas. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, vendeu este ano 104.762 exemplares até o momento e deve encerrar 2021 como o Livro Mais Vendido do Ano.

Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas, e precedendo a Segunda Guerra Mundial, o livro é considerado um manual para todas as pessoas que desejam ser mais espertas que seus medos, problemas e limitações.

Nesse fechamento parcial – ainda teremos mais duas listas antes do fim do ano – o segundo colocado, O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, aparece com 71.480 cópias vendidas e logo em seguida vem Clarissa Pinkola Estes e o seu Mulheres que correm com os lobos – capa dura (Rocco), com 69.290 exemplares vendidos.

Em Ficção, o campeão deste ano é a obra brasileira Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior. Vencedor de diversos prêmios literários, entre eles o Prêmio LeYa, Oceanos e Jabuti, o livro que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia vendeu até o momento 67.390 exemplares, isso é 14 mil a mais que o segundo lugar da categoria, A garota do lago (Faro Editorial), de Charlie Donlea, e que também ficou na mesma posição em 2020. Fechando o pódio de Ficção está Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid.

Em Não Ficção, os vencedores se mantiveram. Mulheres que correm com os lobos - capa dura seque no topo da categoria, seguido por Mindset (Objetiva), de Carol Dweck. Já Laurentino Gomes mais um ano aparece em terceiro lugar, mas desta vez com o segundo volume de Escravidão (Globo Livros), que se concentra no século XVIII, indo da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil.

Autoajuda traz uma novidade no pódio. Enquanto Napoleon Hill segue absoluto, A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown, subiu do sexto lugar em 2020 para o segundo em 2021 com 40.249 exemplares vendidos até agora, situação que ainda pode mudar já que A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) aparece logo em seguida com uma diferença de apenas 158 exemplares.

A influência do TikTok se fez presente na lista Infantojuvenil. Vermelho, branco e sangue azul e Mentirosos (Seguinte) fazem sucesso no aplicativo e venderam 52 mil e 46 mil respectivamente. O bronze da categoria – até o momento – é da Rocco com o Box Harry Potter, vencedor de 2020. Este ano o combo com os livros do famoso bruxo já vendeu quase 39 mil exemplares.

Por fim, em Negócios, o vencedor é Paulo Vieira com O poder da autorresponsabilidade (Gente), que vendeu 71.480 exemplares. O segundo lugar ficou com Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques e o terceiro com Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro.

No Ranking das Editoras também há mudanças. Pela primeira vez a editora Gente levará o troféu de Editora do Ano do Prêmio PublishNews com 84 livros emplacados na lista. O segundo lugar ficou com o Grupo Companhia das Letras e o terceiro com a Sextante – editora do ano por quatro anos consecutivos.

Novidades da semana

Essa semana, o empresário e economista Eduardo Moreira voltou para a Lista dos Livros Mais Vendidos do PN com a obra Travessia: de banqueiro a companheiro (Civilização Brasileira). Na sua estreia o livro que conta a sua jornada dos bancos até o ativismo político de esquerda vendeu 7.273 exemplares e garantiu o terceiro lugar da Lista Geral.

O primeiro e segundo lugares são ocupados por Mindset milionário (Buzz / 8.643) e O poder da autorresponsabilidade (Gente / 7.860).

Com uma queda de 3% nas vendas em relação a última semana, a lista trouxe 11 novidades, sendo que a maioria delas está em Negócios.

Saída de mestre: estratégias para compra e venda de uma startup (Gente), de João Cristofolini e Eduardo Cosomano estreou no terceiro lugar da categoria com 2.069 exemplares vendidos. Soft Skills - Vol 2 (Literare Books), de Lucedile Antunes e Marcel Spadoto e A nova lógica financeira (Gente Autoridade), de Bruno Diniz aparecem logo em seguida na quarta e quinta posições, respectivamente. Além deles, Seja um treinador de pessoas garantiu o sétimo lugar da categoria e O código secreto da riqueza, o 11º. Ambos os livros são publicados pela Gente.

Em Não Ficção estrearam – além de Travessia –, Paraíso tropical, da Editora Escala, que também aparece pela primeira vez na lista; Mandalas – Um mundo de cores (Todolivro) e Um tempo para não esquecer (Bazar do Tempo), de Margareth Dalcolmo.

Em Infantojuvenil entrou O pequeno príncipe para colorir (Todolivro) na sétima posição e em Ficção, My Hero Academy – Vol. 2 (JBC), na 17ª.

O Ranking das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 13 títulos na semana. O Grupo Editorial Record e a Sextante aparecem empatados na segunda posição com dez livros cada e a Intrínseca ficou com o terceiro lugar e oito livros na lista.

[17/12/2021 11:50:00]