Companhia das Letras abre edital para curso de introdução ao mercado editorial
PublishNews, Redação, 06/12/2021
A iniciativa é parte dos compromissos firmados pela editora em prol de mais diversidade no mercado de livros. No mínimo 60% das vagas serão destinadas a pessoas negras.

A Companhia das Letras abriu nesta segunda (06), as inscrições para o curso gratuito Introdução ao mercado editorial. A iniciativa é parte dos compromissos firmados pela editora em prol de mais diversidade no mercado de livros e vai selecionar 20 alunos para receber treinamento sobre as diferentes etapas do processo editorial. No mínimo 60% das vagas serão destinadas a pessoas negras e, ao fim do curso, dois alunos serão convidados a participar do primeiro programa de trainee da Companhia das Letras. As inscrições terminam já nesta terça (07).

“É muito importante ter olhares e percepções diversas em todos os setores da editora. Por isso criamos o curso, de onde sairão trainees – no mínimo dois negros ou negras por ano. Esse é um investimento de longo prazo, para treinar profissionais que vão crescer na editora e no mercado”, afirma Luiz Schwarcz, CEO e fundador da Companhia das Letras.

As aulas serão ministradas a partir de março, em modalidade on-line, por funcionários da editora. A ideia é que os alunos entendam o processo completo de produção do livro, com temas que vão de marketing a direitos autorais, passando por edição, aquisição, arte, vendas, novos negócios e financeiro. O curso é destinado a jovens com no mínimo ensino superior incompleto que tenham interesse em trabalhar no mercado editorial. A seleção inicial será feita por análise do formulário a ser preenchido pelos candidatos no site da editora e as pessoas selecionadas passarão por dinâmica em grupo e entrevista.

O programa de trainee terá a duração de um ano e será presencial, no escritório da Companhia das Letras. É necessário que o trainee resida em São Paulo ou em cidades adjacentes, devido ao deslocamento diário. Na inscrição, o candidato deve manifestar interesse em concorrer para as vagas de trainee ou apenas em fazer o curso.

Em julho de 2020, a Companhia das Letras divulgou um manifesto e um conjunto de ações práticas de curto, médio e longo prazos para trazer mais diversidade tanto para seu catálogo quanto para o quadro de funcionários. Desde então, foram contratados 13 profissionais negros e negras, entre eles três editores, um com o cargo de editor de diversidade, responsável, entre outras atribuições, por olhar de forma abrangente todas as editorias do grupo, propondo práticas e obras inclusivas. Além disso, no último ano contratamos mais de 60 novos autores negros.

[06/12/2021 08:00:00]