Congresso Internacional de Leitura segue com sua programação até 03 de dezembro
PublishNews, Redação, 30/11/2021
Em seu primeiro dia, evento discutiu o fomento da literatura em língua portuguesa nos países da CPLP com representantes das entidades do livro. Nomes como Pedro Bandeira, Miriam Leitão e Ignácio de Loyola Brandão participam da programação.

Desde 2016, o Congresso Nacional de Leitura (Conaler), iniciativa da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, com curadoria de Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, conta com uma audiência internacional. Pessoas de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste interessadas na língua portuguesa e que acompanham de perto o evento.

Pensando nisso, o Conaler se tornou Coninler – Congresso Internacional de Leitura e, até o dia 03 de dezembro, realiza sua edição de 2021 com o tema O fomento da literatura em língua portuguesa nos países da CPLP.

O congresso abriu sua programação na manhã desta terça-feira (29) com uma mesa que reuniu Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL); Zoara Failla, gerente de Projetos do Instituto Pró-livro (IPL) e a professora Regina Brito, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “A língua portuguesa é hoje a quinta língua mais falada no mundo e a primeira no Hemisfério Sul. O português tem apresentado um crescimento exponencial, sobretudo na África, e poderá quase que duplicar os seus atuais 260 milhões falantes até o final do século, de acordo com projeções demográficas das nações unidas”, disse Galeno na abertura do evento. Essa primeira mesa pode ser conferida clicando aqui.

Hoje, o evento continua com a participação de monja Coen às 19h. Ela falará sobre a importância da leitura para a mente e espírito. Em seguida, às 20h, os olhares singulares e plurais sobre a leitura, serão discutidos por Francisco Noa (Moçambique), escritor Ilan Brenman e pela professora Mirian Goldenberg.

A programação completa, que contará ainda com nomes como Pedro Bandeira, Miriam Leitão, Afonso Cruz, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Milton Hatoum, Amara Moira, Julio Emilio Braz e Ignácio de Loyola Brandão, você confere clicando aqui. O evento é gratuito e pelo mesmo link você pode se inscrever para assistir a toda a programação.

Tags: Conaler, Coninler
[30/11/2021 09:30:00]