Congresso Internacional de Leitura reúne escritores com o tema 'Ler é preciso!'
PublishNews, Redação, 24/06/2022
Coninler 2022, realizado pelo Observatório do Livro, acontece dentro da programação da 26ª Bienal de SP, de 04 a 08 de julho. Nomes como Valter Hugo Mãe, Laurentino Gomes, Pedro Bandeira e Marina Colasanti estão confirmados.

O Coninler 2022 - Congresso Internacional de Leitura, realizado pelo Observatório do Livro, vai reunir de 04 a 08 de julho, 24 escritores e artistas de países de língua portuguesa em diversas lives gratuitas e on-line, a partir das 19h.

O tema deste ano do evento – que acontece dentro da programação da 26ª Bienal do Livro de São Paulo – é Ler é preciso! O livro e a leitura em língua portuguesa além das fronteiras e tem, como o próprio nome aponta, toda a programação voltada ao universo dos livros, da literatura e da leitura no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No dia 04, o autor Valter Hugo Mãe participará da abertura do evento em uma mesa com o tema "Minha literatura é minha língua portuguesa". Logo em seguida, Laurentino Gomes fará uma leitura da escravidão no Brasil, às 20h. Às 21h, Auritha Tabajara, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil, participa da última mesa do dia falando sobre leituras e ancestralidade.

As atrações continuam no decorrer da semana com nomes brasileiros como Ignácio de Loyola Brandão, Cidinha Silva, Nélida Piñon, Mario Sérgio Cortella, Pedro Bandeira, Marina Colasanti, Walcyr Carrasco, Daniel Munduruku, e mais. Entre os estrangeiros estão Teolinda Gersão e Lídia Jorge.

As mediações são de Galeno Amorim, atual presidente do Observatório e ex-presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, e da jornalista Carla Pavão. Para se inscrever e conferir a programação completa, é só clicar aqui.

[24/06/2022 11:00:00]