Clube de Leitura Quindim completa cinco anos com novo site e mascote
PublishNews, Redação, 30/11/2021
Com 180 mil obras entregues para crianças de todo o país, o clube investiu em tecnologia ao trazer um site com um sistema de busca de qualidade e reformulou o seu kit, além da mascote: o rinoceronte deu lugar a capivara

Prestes a completar cinco anos de história – a data é comemorada nesta quarta (1º) –, o Clube de Leitura Quindim (não confundir com o Instituto de Leitura Quindim) já conquistou importantes números: está presente em 1.500 cidades, impactou mais de 15 mil crianças em todo o país e já enviou mais de 180 mil livros infantis para seus assinantes.

Para comemorar o aniversário, o Clube apresentou nessa semana algumas novidades.

Nova mascote do Clube de Leitura Quindim
Nova mascote do Clube de Leitura Quindim
A primeira delas é o lançamento de um novo sistema gratuito de busca de livros infantis. Pelo novo site, pais, responsáveis, educadores, pesquisadores e mediadores de leitura poderão filtrar a produção literária infantil por diversos critérios. “Com esse novo site, até mesmo uma pessoa que não conheça nada sobre literatura infantil poderá criar uma lista de livros infantis de alta qualidade cruzando os filtros de acordo com o que deseja: idade, assunto, gênero literário etc. Trata-se de uma ferramenta preciosa e única no mundo para pais, educadores e profissionais da saúde, como psicólogos e pediatras”, explica Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do clube.

Foram quase dois anos trabalhando com uma equipe de especialistas para redesenhar o site e classificar os quase 500 títulos já enviados pelo Quindim. “São livros muito diversificados e de alta qualidade literária, que juntos formam um acervo riquíssimo", conta Renata. A ferramenta de busca do novo portal, por exemplo, traz outras funcionalidades que contribuem na experiência de navegação, permitindo que os itens buscados sejam localizados em tempo real mesmo utilizando filtros complexos.

Além do site, o Clube também mudou a sua mascote, o kit enviado ao assinante, o Diário do Leitor, o Mapa de Leitura e até a embalagem.

O já conhecido rinoceronte deu lugar a uma capivara. Presente em todo o território nacional, ela dialoga com todos, gosta dos diferentes e é considerada o animal mais simpático da natureza. Já o novo kit – enviado já em dezembro – traz novo Diário do Leitor com tom mais divertido e interativo, que passa a ser integrado ao novo Mapa de Leitura. E a embalagem tem nova estampa, assinada pela premiada artista Graça Lima.

Quindim em números

+ de 15 mil crianças impactadas de todos os estados brasileiros
+ de 180 mil livros infantis enviados
+ de 50 gêneros literários
1. 500 cidades presentes
500 títulos selecionados por curadores de excelência e diversidade
470 escritores e ilustradores
28 países representados

Eventos

O clube levará ao público durante os meses de dezembro e janeiro, uma série de lives com profissionais da saúde para discutir como a leitura e a literatura podem ajudar no desenvolvimento infantil. A série “Leitura e Desenvolvimento” estará disponível no Instagram do Clube Quindim (@clubequindim) e no Instagram dos convidados.

[30/11/2021 08:00:00]