Livro de contos de Chico Buarque chega à Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 29/11/2021
Ranking apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil

'Anos de chumbo e outros contos', de Chico Buarque, aparece na segunda posição de Ficção na Lista Nielsen PublishNews | Divulgação
'Anos de chumbo e outros contos', de Chico Buarque, aparece na segunda posição de Ficção na Lista Nielsen PublishNews | Divulgação
Com Anos de chumbo e outros contos (Companhia das Letras), Chico Buarque estreou nas formas narrativas breves. O volume reúne oito contos que conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana. Pelo visto caiu no gosto popular. Depois de estrear na Lista Semanal dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, no final de outubro, o volume faz agora a sua primeira aparição na Lista Nielsen PublishNews. O Ranking, como o assinante do PublishNews já deve saber, apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pela Nielsen. O período de apuração é de 11 de outubro a 07 de novembro. Anos de chumbo e outros contos ocupa a segunda posição da Lista de Ficção, perdendo apenas para Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr.

Logo abaixo de Anos de chumbo, aparece Conectadas (Seguinte), de Clara Alves. Clara é uma das pessoas convidadas do Podcast do PublishNews dessa semana. Ela participou do episódio ao lado de Pedro Rhuas, que também tem conquistado destaque na Lista Nielsen PublishNews. Na desse mês, o seu livro – Enquanto eu não te encontro (Seguinte) – ficou na posição de número seis da categoria. Na conversa que tiveram com a nossa equipe, eles falam muito sobre a presença dos seus livros na Lista. Ouça abaixo o programa.

Ainda falando em Ficção, a Lista Nielsen PublishNews trouxe a estreia da edição comemorativa de Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus. O volume apresentado com a capa de No Martins ficou na décima posição, duas acima da edição tradicional do mesmo livro. Aqui vale uma observação. Pela sua metodologia, a Nielsen categoriza o livro em Ficção. Na Lista Semanal do PublishNews, o livro aparece em Não Ficção. É um bom debate de que se ocupa, inclusive, a academia.

Na 19ª posição de Ficção, estreou Diário de Pilar na Índia (Pequena Zahar), de Flávia Lins e Silva. É a primeira vez que um livro da franquia aparece na lista.

Não Ficção é liderada por Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro. Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques, e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, completam o pódio.

A categoria trouxe duas novidades. A primeira delas aparece na 15ª posição: Casos de família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni (DarkSide), de Ilana Casoy. O aparecimento do livro, lançado originalmente em 2016, na lista pode ser resultado das séries O menino que matou meus pais e A menina que matou os pais, ambos disponíveis no Amazon Prime Video. As duas séries têm roteiro de Ilana e Raphael Montes.

A outra estreia em Não Ficção aparece na posição de número 17 e não é exatamente uma novidade: O código da inteligência, de Augusto Cury, que ganhou edição econômica pela Sextante.

Com sete títulos, o Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking das Editoras da Lista Nielsen PublishNews. A HarperCollins aparece em segundo, com cinco. Na terceira posição, quatro editoras ficaram empatadas – Globo, Planeta, Sextante e Somos --, com quatro títulos cada. Gente (com três), Buzz (com dois), Ciranda Cultural (1), DarkSide (1), Grupo Editorial Record (1), Melhoramentos (1), Rocco (1), Todavia (1) e Vozes (1) também pontuaram.

[29/11/2021 09:00:00]