Apanhadão: Uma análise sobre a situação das livrarias no país
PublishNews, Redação, 29/11/2021
E mais: Livro de Jeferson Tenório tem direitos vendidos; Zazie Edições estreia no mercado dos impressos com obra de Chacal; exemplar raro de 'Os sertões' vai a leilão no Rio; os primeiros dias de Flip e o prelo das editoras

A revista piauí publicou uma matéria analisando a situação das livrarias. Segundo o texto, o trauma vivido na pandemia pelas livrarias físicas parece que não vai ser superado tão cedo, juntando-se a outras notícias sombrias: o esgotamento do modelo das megalivrarias, a expansão irrefutável da Amazon e, agora, a perspectiva de taxação dos livros, tal como proposta pelo projeto de reforma tributária do governo Bolsonaro. A matéria ouviu editores e livrarias para avaliar a situação delas durante a pandemia e agora, com as pesquisas sobre o setor indicando aumento na venda de livros. O destaque, claro, vai para as redes Saraiva e Cultura. O texto apresenta uma linha do tempo que explica como as duas maiores redes de livrarias do país chegaram na situação atual.

O colunista Ancelmo Gois, d’O Globo, anunciou que Jeferson Tenório, que ganhou o Prêmio Jabuti com O avesso da pele (Companhia das Letras). Teve os direitos do livro vendidos para os EUA e o Reino Unido. Acordo foi fechado com a Charco Press, semanas antes de vencer o prêmio. E a coluna Painel das Letras, da Folha, destacou que obra inédita de Chacal marca a estreia da Zazie Edições no mercado de livros impressos, que até aqui trabalhava apenas oferecendo obras em formato virtual e acesso livre. Um dos principais poetas do país lança Brotou capivara pela casa que antes trabalhava com obras virtuais em acesso aberto.

O Estadão noticiou que um exemplar raro de Os sertões, com capa original, vai a leilão no Rio. Semanas antes de publicar o seu clássico, o escritor Euclides da Cunha se isolou numa sala da editora Laemmert & Cia. e corrigiu à tinta, de próprio punho, 80 erros impressos em cada um dos mil exemplares do livro. A obsessão do autor pela imagem de seu trabalho tornou ainda mais rara e valiosa a 1ª edição da obra. No próximo dia 4 de dezembro um desses exemplares será leiloado no Rio. Um detalhe: é a primeira vez em 15 anos que uma 1ª edição ainda com a capa original da brochura aparece no mercado de livros raros. Para manter as características do exemplar, a livraria Letra Viva, organizadora do leilão, evitou reencadernar e acondicionou a obra de 632 páginas num estojo.

A Folha publicou o artigo Na Flip, plantas saem da periferia e ocupam o centro da criação literária, de Hermano Vianna, antropólogo e um dos curadores da Flip 2021. Para o curador, o evento, que começou no sábado (27), se dedica às relações entre imaginação artística e sensibilidade vegetal. A abertura do evento também foi destaque no Globo.

A Folha também informou que o primeiro dia da festa literária teve cerimônia indígena em homenagem à mata atlântica e debate sobre literatura e florestas. Segundo dia do evento também teve mesa com os escritores David Diop e Micheliny Verunschk, sobre política e natureza.

O Globo noticiou que Paulo Freire é o primeiro brasileiro a ganhar uma estátua na Universidade de Cambridge. Paulo Freire pode não ser tão conhecido na Inglaterra, mas é um dos intelectuais mais influentes da educação. De acordo com análise do professor Eliott Green, da London School of Economics and Political Science, Pedagogia do oprimido é o terceiro livro mais citado no mundo por pesquisadores de ciências humanas, à frente, inclusive, de clássicos como O capital, de Karl Marx. Está aí um dos vários motivos sustentados por um grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge para justificar a instalação de uma escultura reproduzindo o rosto do célebre pensador na instituição. Freire é o primeiro (e único) brasileiro a ganhar uma escultura por lá.

O Estadão revelou que a misteriosa escritora italiana Elena Ferrante lançou na última quarta-feira (24), um novo livro com quatro textos inéditos sobre a "aventura do escrever". Publicado pela Edizioni E/O, o volume se chama I margini e il dettato (As margens e o ditado, em tradução livre) e reúne em 154 páginas reflexões de Ferrante sobre seu ofício.

O jornal também reproduziu uma matéria da AFP informando que a escritora espanhola Almudena Grandes, conhecida por seus romances sobre a história recente de seu país, morreu no sábado (27), aos 61 anos. A morte da escritora também foi notícia na Folha.

Destaque também para a matéria falando sobre a importância das doações para bibliotecas e projetos sociais. Essas ações ajudam a despertar e manter interesse pela leitura. Doar bons livros é bem-vindo e está ajudando a formar leitores e a ampliar o acervo de bibliotecas comunitárias. A matéria foi publicada no Estadão.

E a coluna Painel das Letras adiantou os livros no prelo das editoras. A Ubu prepara em janeiro o próximo livro de Stefano Mancuso, um dos convidados que abriu a Flip no sábado. A incrível viagem das plantas será lançado no clube de assinatura da Flip, em parceria com a editora e a livraria Dois Pontos. A Tordesilhas deve lançar em fevereiro A mulher de Montparnasse, romance em que a alemã Caroline Bernard ficcionaliza a vida de Simone de Beauvoir, contando sua formação como escritora e os conflitos da paixão por Jean-Paul Sartre.

Já a colunista Mônica Bergamo informou que a editora Todavia vai lançar em 2022 a tradução dos dois únicos romances do músico Leonard Cohen, morto em novembro de 2016. The Favourite Game (1963) e Beautiful Losers (1966).

Tags: Apanhadão
[29/11/2021 09:50:00]