Placas tectônicas movimentam mercado global de audiolivros
PublishNews, Leonardo Neto, 16/11/2021
Spotify compra Findaway para expandir seu negócio de audiolivros e Storytel entra nos EUA ao comprar a Audiobooks.com

Spotify compra Findaway para expandir seu negócio de audiolivros e Storytel entra nos EUA ao comprar a Audiobooks.com | © Feira do Livro de Leipzig
Spotify compra Findaway para expandir seu negócio de audiolivros e Storytel entra nos EUA ao comprar a Audiobooks.com | © Feira do Livro de Leipzig

Na última semana, duas notícias fizeram verdadeiros abalos sísmicos no mercado global de audiolivros. A primeira notícia é que o Spotify comprou a distribuidora Findaway para expandir os seus negócios de audiolivros. A segunda é que a Storytel entrou nos EUA ao comparar a Audiobooks.com.

Fundada em 2004, a Findaway conecta criadores de conteúdos a revendedores como a Apple, Google, Scribd, Audible, Kobo, Storytel. E vai além. Nos últimos anos, lançou subprodutos que criam um verdadeiro ecossistema do audiolivro. Entre eles, estão o Findaway Voices, que conecta autores com narradores profissionais; o Audioworks, que auxilia editoras na construção de catálogos de audiolivros; a Playaway, que leva os conteúdos em áudios para as escolas; o Orange Sky Audio, que oferece uma interface para o leitor-ouvinte, e a AudioEngine, que oferece ferramentas e tecnologia que permitem aos desenvolvedores integrar um amplo catálogo de audiolivros em suas próprias plataformas.

As partes não divulgaram o valor da transação, mas o Spotify leva, além de todas essas ferramentas, uma equipe de cerca de 150 funcionários. Com isso, a gigante do entretenimento em áudio espera alcançar 381 milhões de usuários ativos mensais ouvindo audiolivros.

O que o Spotify quer é evitar que os seus usuários saiam da sua plataforma para ouvir audiolivros. A ideia é que isso aconteça dentro do próprio aplicativo do Spotify. A ideia é criar uma nova tecnologia de acesso aberto que permitirá que, com o mesmo login e senha, o usuário possa ouvir conteúdos em parceiros de audiolivros, como a Storytel.

Por parte dos editores, essa plataforma de acesso aberto permitirá aos detentores dos direitos autorais determinar como seu conteúdo será ofertado.

De acordo com o Spotify, essas funcionalidades estarão disponíveis a partir de 2022.

O segundo movimento importante foi a chegada da Storytel no gigantesco mercado dos EUA. A entrada se dará pela compra da Audiobooks.com, uma das principais plataformas de audiolivros no país.

Dona de um catálogo de 300 mil títulos, a Audiobooks.com foi lançada em 2011 e já ultrapassou as fronteiras dos EUA, alcançando outros mercados como o Reino Unido e a Austrália.

Em comunicado, Jonas Tellander, fundador e CEO da Storytel declarou: “A Audiobooks.com é um negócio lucrativo em crescimento, com uma abordagem amigável ao consumidor. A parceria oferece à Storytel uma nova plataforma de crescimento. Agora estou ansioso para trabalhar com nossas equipes, editores e parceiros para tornar o consumo de audiolivros tão popular nos mercados de língua inglesa quanto se tornou nos últimos anos nos países nórdicos”.

A Storytel tem 1,7 milhão de assinantes em 25 mercados e um catálogo de mais de 700 mil títulos em 30 idiomas. O valor da transação também não foi divulgado. No entanto, a Storytel informou que a aquisição será financiada por meio de fundos próprios e do empréstimo de 500 milhões de coroas suecas. A previsão é que a compra seja concluída até o fim de 2021.

[16/11/2021 10:30:00]