Publicidade
Publicidade
As novas livrarias de SP: do Brooklin e Miúda
PublishNews, Redação, 08/11/2021
Podcast do PublishNews conversou com Victoria Mantoan, Teresa Grimaldi e Júlia Souto Guimarães Araujo, as responsáveis pelas duas novas livrarias que abriram em São Paulo

No Podcast do PublishNews já é tradição: toda livraria que abre tem espaço garantido no nosso programa. Acreditamos nas livrarias independentes e na sua importância para o mercado e é sempre bom saber o que motivou a abertura, como é feita a curadoria, qual o público-alvo, a localização, enfim, obter a ficha completa.

No episódio dessa semana, nossa equipe conversou com mais duas livrarias que abriram na cidade de São Paulo. A Livraria do Brooklin, que antes um sonho para sua fundadora Victoria Mantoan, se tornou realidade e um espaço para encontrar boas histórias tomando um café.

E a Livraria Miúda, das sócias Teresa Grimaldi e Júlia Souto Guimarães Araujo. As duas educadoras criaram a livraria dedicada ao público infantil e já têm em seus planos, a ideia de tonar um lugar de formação, convivência e encontros.

Victoria conta que a ideia de abrir uma livraria era um sonho antigo seu e de seu marido, que sempre gostaram muito de livros e que os acontecimentos da vida tornaram possível antecipar o lançamento do espaço no bairro do Brooklin. “Foi um processo que demorou cerca de dois anos, entre a ideia e tirar tudo do papel”, contou.

Já as educadoras Teresa e Júlia contam que procuravam criar um espaço cultural e que a ideia da livraria surgiu justamente pela capacidade que as livrarias têm de articular várias linguagens. “Queríamos um espaço que pudesse ser atravessado pela educação, infância e pelas artes em geral”, resumiram. Assim surgiu a Miúda, especializada em literatura infantil.

No bate-papo, elas contam ainda detalhes sobre os espaços, os títulos que disponibilizam, como é feita a curadoria e ainda dos seus planos para o futuro.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Miúda Livraria e Café - Rua Coronel Melo de Oliveira, 766, São Paulo
Livraria do Brooklin - Rua Hollywood, 275 - Brooklin, São Paulo

Os garotos do cemitério (Galera), de Aiden Thomas
Andaimes (Mundaréu), de Mario Benedetti
Apesar de tudo (Companhia das Letras), de Dipacho
Ops (Editora Jujuba), de Marilda Castanha

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com os autores Clara Alves e Pedro Rhuas sobre o crescimento da literatura LGBTQIAP+, sua importância e ainda o sucesso de suas obras
Mestre de cerimônias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, o ator participou de uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews
Podcast do PublishNews recebeu Rafaella Machado (Galera) e Quézia Cleto (Paralela) para falarem sobre os gêneros literários
Podcast do PublishNews conversou com as livrarias Martins Fontes Paulista e Jaqueira para saber como elas estão lidando com a retomada dos eventos presenciais e se preparando para o fim de ano
Nanete Neves é a convidada do Podcast do PublishNews dessa semana. O episódio explora os meandros do ofício dos ghostwriters.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Gustavo Martins de Almeida participou de uma tarde de autógrafos na Livraria Janela e isso o inspirou a entender como essa moda chegou ao Brasil
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a importância que o livro digital ganhou nos últimos anos e como se adaptar às mudanças do mercado
Podcast do PublishNews conversou com os autores Clara Alves e Pedro Rhuas sobre o crescimento da literatura LGBTQIAP+, sua importância e ainda o sucesso de suas obras
No mês da Consciência Negra, Os Passarinhos, tirinha de Estevão Ribeiro publicada sempre às sextas, cedem espaço para a Rê Tinta
A ficção é como uma grande cidade, por assim dizer, com muitos, muitos bairros. Suponho que um de seus elementos seja representar o mundo que compartilhamos.
Ian McEwan
Escritor inglês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar