Publicidade
Publicidade
As novas livrarias de SP: do Brooklin e Miúda
PublishNews, Redação, 08/11/2021
Podcast do PublishNews conversou com Victoria Mantoan, Teresa Grimaldi e Júlia Souto Guimarães Araujo, as responsáveis pelas duas novas livrarias que abriram em São Paulo

No Podcast do PublishNews já é tradição: toda livraria que abre tem espaço garantido no nosso programa. Acreditamos nas livrarias independentes e na sua importância para o mercado e é sempre bom saber o que motivou a abertura, como é feita a curadoria, qual o público-alvo, a localização, enfim, obter a ficha completa.

No episódio dessa semana, nossa equipe conversou com mais duas livrarias que abriram na cidade de São Paulo. A Livraria do Brooklin, que antes um sonho para sua fundadora Victoria Mantoan, se tornou realidade e um espaço para encontrar boas histórias tomando um café.

E a Livraria Miúda, das sócias Teresa Grimaldi e Júlia Souto Guimarães Araujo. As duas educadoras criaram a livraria dedicada ao público infantil e já têm em seus planos, a ideia de tonar um lugar de formação, convivência e encontros.

Victoria conta que a ideia de abrir uma livraria era um sonho antigo seu e de seu marido, que sempre gostaram muito de livros e que os acontecimentos da vida tornaram possível antecipar o lançamento do espaço no bairro do Brooklin. “Foi um processo que demorou cerca de dois anos, entre a ideia e tirar tudo do papel”, contou.

Já as educadoras Teresa e Júlia contam que procuravam criar um espaço cultural e que a ideia da livraria surgiu justamente pela capacidade que as livrarias têm de articular várias linguagens. “Queríamos um espaço que pudesse ser atravessado pela educação, infância e pelas artes em geral”, resumiram. Assim surgiu a Miúda, especializada em literatura infantil.

No bate-papo, elas contam ainda detalhes sobre os espaços, os títulos que disponibilizam, como é feita a curadoria e ainda dos seus planos para o futuro.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Miúda Livraria e Café - Rua Coronel Melo de Oliveira, 766, São Paulo
Livraria do Brooklin - Rua Hollywood, 275 - Brooklin, São Paulo

Os garotos do cemitério (Galera), de Aiden Thomas
Andaimes (Mundaréu), de Mario Benedetti
Apesar de tudo (Companhia das Letras), de Dipacho
Ops (Editora Jujuba), de Marilda Castanha

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Os escritores e poetas deveriam ser, antes de tudo, intelectuais. E como tais serem chamados a debaterem temas importantes do Brasil.
Marina Colasanti
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar