Itabira (MG) inicia nesta quarta seu primeiro festival literário
PublishNews, Redação, 27/10/2021
Cidade natal de Carlos Drummond de Andrade terá de hoje até domingo (27 a 31/10), mais de 100 convidados. Evento conta com curadoria de Afonso Borges.

Marujada - congado, em Itabira | © Stael Azevedo
Marujada - congado, em Itabira | © Stael Azevedo
O Flitabira - Festival Literário Internacional de Itabira, em Minas Gerais, inicia oficialmente sua programação nesta quarta (27), a partir das 17h e segue até domingo (31), data do aniversário de Drummond, que nasceu na cidade.

Idealizado por Afonso Borges, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, a primeira edição do evento será em formato híbrido, com ações locais como programação infantil, lançamentos literários, participação das livrarias de rua e feira gastronômica.

Sem patronos ou autores homenageados, o evento optou por deixar o protagonismo para a cidade e seu "filho" mais famoso, Carlos Drummond de Andrade. Já a programação contará com mais de 100 convidados, com nomes como José Miguel Wisnik, falando sobre o universo ficcional de Drummond; Itamar Vieira Junior, discorrendo sobre o Brasil de ontem e hoje; Chico Felitti e Tom Farias, sobre as biografias de Elke Maravilha e Carolina Maria de Jesus; Humberto Werneck, que está trabalhando na vida/obra de Drummond; Tatiana Salem Levy e Daniela Schanem, falando sobre a questão da violência contra as mulheres; e Conceição Evaristo sobre o amor aos livros.

No escopo da programação estão conversas também com Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, entre mais autores. E, para o encerramento, os convidados são Ailton Krenak e Valter Hugo Mãe. A mediação será dividida entre Afonso Borges e Bruna Lombardi, direto da casa onde viveu Drummond, com abertura do escritor moçambicano Mia Couto, às 19h r apresentação do espetáculo Sem Lugar, do grupo de dança Primeiro Ato.

A programação você confere clicando aqui e a transmissão acontecerá pelo canal do Festival no YouTube.

Tags: Flitabira
[27/10/2021 07:00:00]