Literatura como forma de inclusão, resistência e transformação
PublishNews, Tatiana Zaccaro*, 25/10/2021
Em seu artigo, Tatiana Zaccaro, responsável pela Bienal do Livro Rio, fala sobre a decisão e a importância de realizar este ano uma edição presencial

A Bienal do Livro Rio, o maior evento literário do país, celebra sua 20ª edição em 2021. Com toda certeza, gostaríamos de comemorar essa data em um cenário diferente: com a pandemia debelada, longe do sucateamento enfrentado pela classe cultural de eventos, que já soma um prejuízo de mais de R$ 270 bilhões, depois de quase dois anos sem encontros e trocas, e distante das polarizações políticas.

Após consultar editores, livreiros, secretarias de educação e cultura e órgãos competentes da prefeitura, e diante de respostas contundentes e otimistas sobre a retomada, conseguimos enxergar um ambiente de otimismo para retornarmos, em versão híbrida, no universo repleto de imaginação, informação, inclusão e arte do mundo literário. Estamos trabalhando para que o evento aconteça de 03 a 12 de dezembro, com redução de público, no Riocentro, na Barra da Tijuca, em dois turnos - ocupando 100 mil m², sendo que 48 mil m² correspondem à área externa ou aberta. O Festival é uma realização da GL events e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

O que nos motivou a seguir em frente com a realização desta edição da Bienal, evento tão importante na cena cultural nacional e internacional, foi o avanço da vacinação e a queda de internações por Covid-19 no Rio de Janeiro. A data foi remanejada justamente para quando praticamente toda a população carioca estará imunizada, de acordo com o planejamento da Prefeitura do Rio.

Estamos trabalhando intensamente para realizar um evento que ofereça aos visitantes, expositores, autores e colaboradores, acompanhando as recomendações das autoridades sanitárias e governamentais. Um dos critérios já definidos é que, para ter acesso, os maiores de 12 anos deverão apresentar o comprovante de vacinação e usar máscara obrigatoriamente. Também alargamos as ruas e aumentamos o espaço físico da programação oficial, para garantir a segurança de todos.

Neste momento de retomada, nos inspiramos e trocamos experiências tanto com os festivais que já retornaram sua agenda lá fora, como com os eventos nacionais, como o Art Rio e a 34ª Bienal de Arte de São Paulo - eventos presenciais que aconteceram seguindo normas rígidas de segurança, tornando-se pontos luminosos de esperança para o retorno dos eventos culturais em nosso país.

Além disso, nos encoraja ver os dados internacionais divulgados recentemente, como, por exemplo, os do governo inglês, que acompanhou a realização de 37 eventos-teste na Inglaterra, e confirmaram que estão amplamente alinhados ou abaixo da taxa de infecção comunitária. O estudo mapeou por quatro meses grandes reuniões de público que seguem todas as medidas de proteção, como o BRIT Awards, os festivais de música Download e Latitude, o Grande Prêmio de Fórmula 1 e o torneio de tênis de Wimbledon.

Sabemos que não há futuro sem cultura, e que a literatura é elemento transformador da Educação no Brasil. Em um momento em que os números apontam o aumento de vendas de livros, alta de 48,5% em relação a 2020, o reencontro será ainda mais especial e um marco de incentivo à leitura.

O olho no olho, o acesso aos livros, as múltiplas trocas possibilitadas por palestras e encontros presenciais entre autor e público fazem jus ao nosso esforço de encontrar soluções eficazes e seguras para reunir a comunidade apaixonada pelo maior festival literário brasileiro. Vale a pena o nosso empenho e dedicação!


* Tatiana Zaccaro é diretora da GL events e responsável pela Bienal do Livro Rio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do PublishNews

[25/10/2021 09:40:00]