Publicidade
Publicidade
Os detalhes do edital ‘Leia para uma Criança’ 2022
PublishNews, Talita Facchini, 18/10/2021
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.

Em dez anos de história, o programa de incentivo à leitura do Itaú Social, Leia para uma criança, já distribuiu cerca de 60 milhões de livros infantis.

Com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para a criança, mais uma vez, até o dia 29 de outubro, o edital está com inscrições abertas para editoras que queiram inscrever suas obras. Nessa edição de 2022, serão selecionados dois livros, um de literatura indígena e um de literatura negra e mais uma vez, a distribuição será feita exclusivamente para crianças de zero a seis anos de escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias, organizações da sociedade civil e outros órgãos públicos.

Para explicar todos os aspectos, curiosidades e ainda apresentar dados sobre o edital, novamente o Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social.

Sobre a decisão de seguir a mesma linha de 2021 e trabalhar com um edital temático, ela explicou: "A gente percebeu que 2021 foi um exercício muito interessante, recebemos amostras de livros muito interessantes para primeira infância abordando essas temáticas e achamos que valeria muito continuar com um edital seguindo uma mesma linha. Sem grandes novidades, mas reafirmando nosso compromisso com a equidade, com uma diversidade de narrativas que é tão fundamental para a formação dos pequenos leitores".

Outro assunto abordado na conversa foi a repercussão da decisão de mais uma vez, distribuir as obras para crianças de escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias e outros órgãos públicos.

Reafirmando o compromisso do Itaú Social com a equidade e o objetivo de levar literatura de qualidade para famílias de maior vulnerabilidade social, Dianne explicou que durante os dez anos do projeto Leia para uma criança, a ideia sempre foi levar para a sociedade a importância da leitura na primeira infância e que ficaram muito felizes com o resultado obtido. "A diferença agora é a gente tá falando de quem não pode comprar o livro, de quem de fato não tem acesso a nenhum livro e muitas vezes vai ter acesso só na escola, ou na organização social, na biblioteca comunitária, dificilmente esse livro vai pra casa", explicou trazendo ainda dados de como a pandemia afetou a primeira infância. "Achamos que seria uma exclente oportunidade e uma mudança de estratégia muito consciente de tornar 100% da distribuição do Leia para uma criança para essas famílias, sobretudo para aquelas em município de alta vulnerabilidade, que de fato são famílias que não teriam acesso à essa literatura de qualidade", esclareceu

Nesse bate-papo, Dianne também detalhou como é feita a seleção das obras e como as editoras podem se inscrever, sobre a importância da mediação da leitura na primeira infância e sobre o mercado de livros infantis.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

PublishNews +
Não sei como ela dá conta (Verus), de Allison Pearson
Serei sempre teu abrigo (Biblioteca Azul), de Valter Hugo Mae
Morder um pêssego (Companhia de Mesa), de David Chang e Gabe Ulla

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Neste episódio, Gustavo Lembert (TAG) e Cassiano Elek Machado (Record) comentam as trajetórias dos seus clubes e o que aprenderam com as experiências
Programa foi gravado ao vivo no 4º Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, no Guarujá (SP)
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil
Durante a conversa, a escritora falou de como constrói a linguagem dos seus livros, de como retira elementos do cotidiano para elaborar suas histórias, povoada de personagens que retornam em contos e outros livros: o 'Liliaverso'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Pioneira nos estudos da Economia Prateada no Brasil e na América Latina acredita que os livros são peças-chave na construção de novos imaginários
Neste episódio, Gustavo Lembert (TAG) e Cassiano Elek Machado (Record) comentam as trajetórias dos seus clubes e o que aprenderam com as experiências
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em 'Engravidei' (Caravana Grupo Editorial)​, Andrea Nunes se lança num mergulho íntimo e corajoso
A literatura é um capítulo da cultura, este é o seu significado. Tratá-la como um significante referido a uma estrutura, de qualquer tipo, leva um beco sem saída.
Joel Rufino
Historiador e escritor brasileiro (1941-2015)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar