Publicidade
Publicidade
Os detalhes do edital ‘Leia para uma Criança’ 2022
PublishNews, Talita Facchini, 18/10/2021
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.

Em dez anos de história, o programa de incentivo à leitura do Itaú Social, Leia para uma criança, já distribuiu cerca de 60 milhões de livros infantis.

Com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para a criança, mais uma vez, até o dia 29 de outubro, o edital está com inscrições abertas para editoras que queiram inscrever suas obras. Nessa edição de 2022, serão selecionados dois livros, um de literatura indígena e um de literatura negra e mais uma vez, a distribuição será feita exclusivamente para crianças de zero a seis anos de escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias, organizações da sociedade civil e outros órgãos públicos.

Para explicar todos os aspectos, curiosidades e ainda apresentar dados sobre o edital, novamente o Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social.

Sobre a decisão de seguir a mesma linha de 2021 e trabalhar com um edital temático, ela explicou: "A gente percebeu que 2021 foi um exercício muito interessante, recebemos amostras de livros muito interessantes para primeira infância abordando essas temáticas e achamos que valeria muito continuar com um edital seguindo uma mesma linha. Sem grandes novidades, mas reafirmando nosso compromisso com a equidade, com uma diversidade de narrativas que é tão fundamental para a formação dos pequenos leitores".

Outro assunto abordado na conversa foi a repercussão da decisão de mais uma vez, distribuir as obras para crianças de escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias e outros órgãos públicos.

Reafirmando o compromisso do Itaú Social com a equidade e o objetivo de levar literatura de qualidade para famílias de maior vulnerabilidade social, Dianne explicou que durante os dez anos do projeto Leia para uma criança, a ideia sempre foi levar para a sociedade a importância da leitura na primeira infância e que ficaram muito felizes com o resultado obtido. "A diferença agora é a gente tá falando de quem não pode comprar o livro, de quem de fato não tem acesso a nenhum livro e muitas vezes vai ter acesso só na escola, ou na organização social, na biblioteca comunitária, dificilmente esse livro vai pra casa", explicou trazendo ainda dados de como a pandemia afetou a primeira infância. "Achamos que seria uma exclente oportunidade e uma mudança de estratégia muito consciente de tornar 100% da distribuição do Leia para uma criança para essas famílias, sobretudo para aquelas em município de alta vulnerabilidade, que de fato são famílias que não teriam acesso à essa literatura de qualidade", esclareceu

Nesse bate-papo, Dianne também detalhou como é feita a seleção das obras e como as editoras podem se inscrever, sobre a importância da mediação da leitura na primeira infância e sobre o mercado de livros infantis.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

PublishNews +
Não sei como ela dá conta (Verus), de Allison Pearson
Serei sempre teu abrigo (Biblioteca Azul), de Valter Hugo Mae
Morder um pêssego (Companhia de Mesa), de David Chang e Gabe Ulla

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Leio muito vagarosamente. Jamais deixo de ler um livro até o fim.
Ronaldo Correia de Brito
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar