Bienal do Livro Rio divulga nomes da curadoria coletiva de sua edição de 2021
PublishNews, Redação, 06/10/2021
Entre os nomes estão Julio Ludemir, Ana Paula Lisboa, Bianca Ramoneda e Rosane Svartman. Compromisso é com a diversidade. Evento acontece entre os dias 03 e 12/12.

Bienal ocupará 100 mil m² do Riocentro e acontecerá entre os dias 03 e 12 de dezembro | © Divulgação / Bienal
Bienal ocupará 100 mil m² do Riocentro e acontecerá entre os dias 03 e 12 de dezembro | © Divulgação / Bienal

Conforme o PublishNews adiantou, a Bienal do Livro Rio terá uma edição híbrida em 2021. O evento acaba de anunciar o time de curadores que assinará coletivamente a programação que está marcada para acontecer entre os dias 03 e 12 de dezembro.

Integram este grupo a cineasta, produtora e diretora Rosane Svartman; a escritora e cineasta Letícia Pires; a escritora, jornalista e atriz Bianca Ramoneda; o jornalista Edu Carvalho; a escritora, jornalista e apresentadora Ana Paula Lisboa; o ator, roteirista, dramaturgo e escritor Felipe Cabral; a escritora e diretora Claudia Sardinha; o escritor e diretor Julio Ludemir, a jornalista Fátima Sá; a pesquisadora e consultora artística Raphaela Leite; e a escritora, roteirista e jornalista Eliana Alves Cruz.

O compromisso é com a diversidade. E parte disso se concretizará na Estação Plural, uma das novidades dessa edição. O espaço vai reunir autores, artistas e formadores de opinião que transitam no ecossistema literário para debater com o público as diferentes perspectivas sobre “quem éramos, quem somos, e o que vamos ser daqui para frente neste novo horizonte que nos aguarda”.

“O coletivo curador foi idealizado para permitir que o conteúdo, a programação da Bienal, sempre atual e representativa, seja pensada por todas as perspectivas, para todos os públicos. E a criação da Estação Plural surge alinhada com esse novo momento da curadoria, para enriquecer nossos olhares, trocas de conhecimento e nos desafiar através da cultura e da imaginação”, explica Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events, responsável pela Bienal.

Medidas de segurança

A Bienal do Rio vai ocupar área total de 100 mil m² no Riocentro, com metade do espaço de área livre para dar conta dos protocolos sanitários definidos pelas autoridades. Os organizadores prometem “avenidas” mais largas e o espaço entre os estandes foi ampliado. O uso de máscara será obrigatório em toda a área da Bienal.

Para acessar o pavilhão, o visitante com mais de 12 anos deverá apresentar comprovante de vacinação e a venda de ingressos será exclusivamente on-line. A Bienal receberá 50% da sua capacidade em dez dias, e o público será dividido em turnos, com limite de vendas de ingressos por período.

O reencontro das editoras com os leitores

Para Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o evento marcará um novo momento para o mercado editorial.

“Além de ser um dos eventos mais importantes da cidade e o maior da indústria do livro no Brasil, a Bienal deste ano representará a materialização dos bons encontros que as histórias proporcionam. Neste caso, um (re)encontro muito esperado: com os livros, com autores, com outros leitores, com personalidades e agentes da cadeia livreira que tornam esse universo tão enriquecedor”, diz.

Marcos destaca ainda a relação próxima das editoras com os leitores. “Para as editoras, o evento sempre trouxe uma exposição extraordinária para as obras e uma troca direta com o público, que é um dos grandes diferenciais de quem trabalha com livros e por eles. A nossa expectativa é de que o retorno dessa visibilidade e do aquecimento das vendas, que acontece de forma singular durante a Bienal, possa marcar um novo capítulo para o mercado editorial e a validação dos nossos esforços para atravessarmos esse período”, afirma.

Bienal 360°

Toda a programação será transmitida pela plataforma Bienal 360°, um hub de conteúdo diário hospedado no site do evento lançado em janeiro de 2021. Além disso, em parceria com o Submarino, e-commerce oficial da plataforma, é possível comprar livros e encontrar os grandes lançamentos do mercado.

[06/10/2021 09:40:00]