Confira os livros escolhidos pelo Itaú Social para a campanha Leia para uma Criança
PublishNews, Leonardo Neto, 14/09/2021
'Os olhos do jaguar', de Yaguarê Yamã e Rosinha, e 'Enquanto o almoço não fica pronto', de Sonia Rosa e Bruna Assis Brasil serão distribuídos exclusivamente a escolas, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias

No fim da manhã desta terça-feira (14), o Itaú Social apresentou aos jornalistas as obras selecionadas para a edição de 2021 da sua campanha Leia para uma Criança.

O foco dessa edição foi livros de temática negra e indígena e os títulos selecionados foram: Enquanto o almoço não fica pronto, de Sonia Rosa, com ilustrações de Bruna Assis Brasil, publicado originalmente em 2020 pela Zit, e Os olhos do jaguar, de Yaguarê Yamã, com ilustrações de Rosinha, publicado pela Jujuba em 2014.

O Itaú Social espera distribuir dois milhões de unidades desses dois títulos em formatos físicos exclusivamente por meio de organizações da sociedade civil, escolas públicas, secretarias municipais de educação, bibliotecas comunitárias e outros órgãos públicos. Diferentemente do que acontecia em anos anteriores, não haverá a distribuição diretamente às famílias. Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, sustentou que essa decisão veio para dar uma resposta à intensificação das desigualdades impostas pela pandemia e como forma de garantir que crianças mais vulneráveis tenham acesso aos livros.

Além disso, a campanha selecionou Era uma vez uma centopeia, inédito de Bruna Lubambo a ser publicado pela Editora Caixote em outubro. Com a chegada desse novo título, a estante virtual do programa terá 16 títulos.

Em 11 anos, a campanha já distribuiu 61 milhões de unidades de livros físicos. A partir desta terça-feira, organizações da sociedade civil, escolas públicas, secretarias municipais de educação, bibliotecas comunitárias e outros órgãos públicos interessados em solicitar livros já podem se inscrever diretamente pelo site do Itaú Social.

No lançamento da campanha, o Itaú Social anunciou um webinar com a autora Maryanne Woolf, autora do livro O cérebro no mundo digital: o desafio da leitura na nossa era (Contexto). O encontro acontecerá no próximo dia 21.

Os olhos do jaguar (Jujuba)
Na floresta, o jaguar se achava o mais poderoso e estava sempre alerta para atacar algum animal. Já o tatu, pequeno e ligeiro, usava muito bem a sua inteligência. Até que, entre uma provocação e outra, acabou por retirar do valentão algo muito precioso! Nesta narrativa indígena dos povos Maraguá e Sateré, escrita por Yaguarê Yamã, ilustrada por Rosinha e editada pela Jujuba, encontramos brincadeira, valentia, medo e solidariedade! Uma aventura para pensarmos o que podemos ganhar e perder quando criamos amizades e inimizades.

Enquanto o almoço não fica pronto (Zit)
Lembra do almoço em família que embala nossas melhores lembranças? O cheirinho da comida preferida chegando a todos os cômodos da casa? Em Enquanto o almoço não fica pronto, escrito por Sonia Rosa, ilustrado por Bruna Assis Brasil e editado pela Zit, encontramos retratos e narrativas que expressam a beleza e a simplicidade de um dia muito especial. Com certeza você vai se reconhecer nessas páginas e sentir muita vontade de participar desse lindo momento.

[14/09/2021 11:30:40]