Projeto "Leia com uma criança" alcança 74% dos municípios mais vulneráveis em 2022
PublishNews, Redação, 17/01/2023
Iniciativa do Itaú Social focou na qualidade da educação, demografia e contexto social das populações para distribuir suas ações de fomento à leitura

O Itaú Social divulgou em seu site que, em 2022, mais de 1 milhão de crianças foram beneficiadas pelo programa Leia com uma criança, iniciativa da instituição desde 2010.

No ano passado, o projeto focou em áreas mais vulneráveis e, em conjunto com algumas secretarias da Educação e organizações da sociedade civil, 659 municípios foram abarcados. Entre esses, 74% (487) são considerados áreas de maior vulnerabilidade, de acordo com o Índice de Gini, IDEB, e outros parâmetros utilizados pela instituição.

O projeto já ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura e oferece uma oportunidade para a participação do adulto na educação desde a primeira infância, principalmente por meio da leitura.

Em 2022, kits literários foram distribuídos compostos de livros como De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar, da Editora Companhia das Letrinhas, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e A pescaria do curumim e outros poemas indígenas, da Editora Panda Books, com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.

No total, foram distribuídos mais de 2 milhões de livros, com a região Nordeste no topo dos municípios prioritários, recebendo 650 mil exemplares.

“O nosso objetivo é fortalecer e resgatar o costume, a arte, o grafismo indígena, a culinária, os termos linguísticos da língua materna e outras expressões culturais dos nossos povos originários. Entendemos que resgatar a prática de ser curumim é estender o sentimento do amor e do respeito a todos os seres existentes”, explica a fundadora da Biblioteca Comunitária Moara, do município de Ananindeua, Lucia Rodrigues, de acordo com o Itaú. A Biblioteca foi um dos adeptos ao programa.

Segundo a coordenadora, essa é a primeira vez que a biblioteca é beneficiada com os livros do "Leia com uma criança”. Os kits literários fizeram parte do presente de Natal que o projeto entregou às crianças do território. Com o fim das férias, a proposta é que a organização social promova atividades com as obras, como mediações de leitura, recitação poética, releituras, entre outras.

Tags: Itaú Social
[17/01/2023 11:00:00]