‘Limites são o portal para relacionamentos saudáveis’
PublishNews, Redação, 25/08/2021
PublishNews conversa com Raimundo Gama, sócio da nVersos, sobre o livro ‘Defina limites e encontre a paz’, de Nedra Glover Tawwab

Nedra Glover Tawwab é autora de 'Defina limites e encontre a paz: um guia para encontrar a se si mesmo', publicado pela nVersos, com tradução de Thais Costa | © Ariel Perry | Divulgação
Nedra Glover Tawwab é autora de 'Defina limites e encontre a paz: um guia para encontrar a se si mesmo', publicado pela nVersos, com tradução de Thais Costa | © Ariel Perry | Divulgação

O tema da saúde mental está em alta. Talvez como nunca na história recente da humanidade, o tema foi tão debatido quanto agora. A pandemia por si só é um agravante para isso. A realidade tem exigido muito e isso afeta a saúde mental de qualquer um.

E nas Olimpíadas de Tóquio, o assunto ganhou ainda mais força. Simone Biles, a grande aposta dos Jogos, se recusou a participar de provas fundamentais em nome da preservação da sua própria saúde mental. A tenista japonesa Naomi Osaka reforçou o coro e jogou ainda mais luz sobre o assunto.

Mesmo com os olhos do mundo voltados para elas, as atletas conseguiram colocar limites e dizer não às pressões que iam além de suas capacidades.

Há 14 anos, a terapeuta e especialista em relacionamentos Nedra Glover Tawwab estuda o tema em seu consultório. Ela conquistou um espaço na lista dos mais vendidos do New York Times com o seu livro Defina limites e encontre a paz: um guia para encontrar a se si mesmo (288 pp, R$ 54 – R$ 42 o e-book), aqui no Brasil publicado pela nVersos, com tradução de Thaïs Costa. Só em 2021, os direitos do livro já foram vendidos para Itália, Coreia, Polônia, Turquia, Espanha, Holanda, Estônia e China.

No livro, ela defende que “limites são o portal para relacionamentos saudáveis". E, a partir dessa premissa, dá dicas de como impor limites saudáveis e com isso alcançar o equilíbrio no trabalho, na vida, lidar com pessoas tóxicas, desfrutar de relações gratificantes com parceiros, amigos e família.

No livro, Nedra explica o que são limites, como são ultrapassados e as implicações de curto e longo prazo de violações sexuais, físicas, intelectuais, emocionais, materiais e temporais. Estruturado com insights úteis e exemplos de experiências reais que ajudarão o leitor a estabelecer fronteiras saudáveis em todos os aspetos da vida, seja no trabalho, na família, no relacionamento amoroso e nas amizades.

Raimundo Gama, que é médico e sócio da nVersos, conversou com o PublishNews para falar um pouco sobre Defina limites e encontre a paz. Na conversa, ele mostrou algumas das dicas que a autora dá no livro e ressaltou a importância de se impor limites a si e aos outros.

Abaixo, segue o áudio da conversa que o editor teve com Leonardo Neto, editor do PublishNews



** Esta nota é um publieditorial. Para saber como ter o seu livro aqui, escreva para Maju Alves no e-mail maju@publishnews.com.br.

[25/08/2021 10:18:00]