Penguin Random House Grupo Editorial e Grupo 20|20 Editora fundem-se numa única empresa em Portugal
PublishNews, Redação, 30/07/2021
Com a fusão, o mega-grupo passa a reunir 21 selos editoriais, além de uma agência literária e outra de eventos

A Penguin Random House e a 20|20 Editora anunciaram sua fusão em território português. O objetivo é “consolidar e aumentar a sua presença em língua portuguesa”, conforme anunciado por Núria Cabutí, diretora-geral da PRH para Espanha, Portugal e América Latina, e Clara Capitão, diretora-geral da empresa em Portugal.

A 20|20 tem em seu catálogo mais de três mil títulos e publica em Portugal nomes como Olga Tokarczuk, Ferreira de Castro, Julio Cortázar, J.G. Ballard, Yuval Noah Harari, Svetlana Alexievich, Paula Hawkins, José Jorge Letria, Jeff Kinney, Nuno Caravela e Margarida Fonseca Santos.

A PRH tem 85% do novo grupo e Manuel Freitas, fundador da 20|20 os 15% restantes.

Com a fusão os selos Alfaguara, Alfaguara Infantil e Juvenil, Arena, Booksmile, Cavalo de Ferro, Companhia das Letras, Elsinore, Fábula, Fábula Educação, Farol, Influência, Joybooks, Lilliput, Nascente, Nuvem de Letras, Nuvem de Tinta, Objectiva, Penguin Clássicos, Suma de Letras, Topseller e Vogais ficarão todos debaixo do mesmo guarda-chuva. O negócio envolveu ainda a agência de eventos, formação e consultoria The Book Company e a agência de autores Bookoffice.

“Esta união permite-nos oferecer edições para todos os tipos de leitores, em todos os formatos, alcançar audiências maiores para os autores que publicamos, ter mais recursos para promover a leitura, e dar aos nossos clientes o melhor serviço possível. E vamos fazê-lo como até agora, com firme compromisso, assim como com o esforço e talento daqueles que fazem parte deste grupo editorial”, diz o comunicado assinado por Cabutí e Capitão.

[30/07/2021 09:50:00]