Revista Emília comemora dez anos e vira Instituto
PublishNews, Redação, 20/07/2021
Publicação digital passa a integrar conjunto mais amplo de ações voltadas à promoção da leitura e à formação de leitores

A Revista Emília, publicação digital independente e gratuita voltada à literatura infantojuvenil e à formação de jovens leitores, completou uma década de história. Para comemorar a data, a Revista decidiu ampliar sua pauta e criar as bases para um projeto maior, o Instituto Emília. Organização da Sociedade Civil (OSC), o Instituto atuará na produção de conteúdos, na formação de leitores e na promoção do livro e da leitura, da infância à vida adulta. “Tal crescimento vem ao encontro do reposicionamento de nosso propósito. Ao formar leitores é preciso também conscientizá-los de seu papel como agentes de intervenção e transformação social e política”, explica Dolores Prades, diretora do Instituto e colunista do PN.

Além da Revista Emília, o Instituto é responsável pelo Selo Emília, selo independente dedicado à edição de livros e publicações especiais que visa fomentar reflexões para os desafios da contemporaneidade e que acaba de lançar dois novos títulos: Migrantes, publicado em parceria com a Solisluna Editora e a sexta edição do Caderno Emília.

Além disso, há também o Educativo Emília, voltado à formação, com programa regular de cursos e a realização de eventos especiais como seminários, clubes de leitura e exposições e a Comunidade Emília, espaço de diálogo que tem como objetivo conectar leitores e apoiadores. Para saber mais sobre cada um dos projetos, basta acessar o site da Emília.

E para comemorar a nova edição do Caderno Emília, até o dia 24, a Revista realiza uma série de lives, sempre às 18h, para discutir temas ligados à literatura. Hoje o assunto será o papel da crítica na formação do leitor. Os encontros são transmitidos pelo Instagram da Revista Emília.

[20/07/2021 10:00:00]