Publicidade
Publicidade
Caminhos alternativos do livro
PublishNews, Leonardo Neto, 14/06/2021
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores

Na virada das décadas de 1910 e 1920, Monteiro Lobato deixou a fazenda de café herdada do avô e se aventurou como autor e depois como editor. Foi exercendo esta segunda figura que ele percebeu que, no Brasil da época, existiam poucas livrarias; nas suas contas algo em torno de 30. Precisava expandir esse número para dar conta do seu audacioso plano de escoar a produção vultosa de exemplares de Urupês e Saci-Pererê: resultado de um inquérito, seus dois primeiros livros.

Foi aí que ele teve uma ideia: colocar livros em estabelecimentos onde tradicionalmente não se vendiam livros: armazéns, farmácias, papelarias etc... Foi dessa constatação que nasceu a famosa carta em que apresentava o livro aos donos desses estabelecimentos: “Trata-se de um artigo comercial como qualquer outro: batata, querosene ou bacalhau”. Deu resultado e, em 1923, Lobato comemorava a venda de 30 mil exemplares de Urupês, um marco importante para a indústria editorial brasileira.

Um século depois, o setor livreiro nacional se desenvolveu. Além das livrarias independentes, redes se tornaram mega-redes, algumas delas desapareceram, outras foram incorporadas, outras parecem viver seu ocaso, enquanto outras crescem, conquistando espaços. A pandemia forçou muitas delas colocarem suas fichas na internet e o comércio varejista de livros se tornou muito mais complexo do que as picadas abertas por Lobato.

Mas, algumas editoras seguem procurando seguir os passos do velho Lobato e buscam caminhos alternativos para escoar a sua produção. Nessa semana, o Podcast do PublishNews recebeu Roberta Faria, diretora executiva da Editora Mol, e Gustavo Guertler, CEO da Belas Letras, que tem conseguido resultados importantes colocando seus livros em locais como petshops, farmácias e lojas de presentes. A estratégia veio, claro, da necessidade de se fazer presente no dia a dia do leitor e assim, conquistar novos leitores.

Leonardo Neto, Fábio Uehara, Maju Alves e Talita Facchini recebem Roberta Faria e Gustavo Guertler para um papo no Podcast do PublishNews
Leonardo Neto, Fábio Uehara, Maju Alves e Talita Facchini recebem Roberta Faria e Gustavo Guertler para um papo no Podcast do PublishNews
A Mol desenvolveu um modelo de negócio bastante incomum entre as editoras. Começou como editora de revistas e hoje produz também livros (tem 36 títulos no seu catálogo). Não está presente nas livrarias tradicionais e colocou todas as suas fichas nesses parceiros (ela prefere não encará-los como "canais"). Coleciona cases de sucesso, com tiragens impressionantes. Um deles é Seu cão não é doido / Seu gato não é doido, livro duplo desenvolvido especialmente para a rede de petshop Petz. Saiu em março de 2021, com tiragem de 160 mil exemplares e a expectativa é que se esgote antes de completar um ano.

A Belas Letras vai por outro caminho. É uma editora mais tradicional no seu modelo de negócios, está presente em livrarias, mas não deixa de focar nos canais alternativos. Tem projetos desenvolvidos para a rede Imaginarium, também com êxito.

As duas editoras têm no seu DNA a preocupação social. A Mol se considera uma “editora de impacto social”. Todos os seus projetos – revistas ou livros – buscam gerar receitas para ONGs e entidades que defendem as mais diversas causas. O caso do livro Seu cão não é doido / Seu gato não é doido, por exemplo, destina os recursos para a ONG Adote Petz. De 2008, ano de sua fundação, até agora, a editora estima ter doado R$ 40 milhões. A Belas Letras também tem um propósito maior. Com um catálogo de livros “transformadores”, como ela mesma denomina, a editora criou o projeto Compre um Livro, Doe um Livro.

Na conversa que tiveram com a nossa equipe, Roberta e Gustavo detalham seus planos de negócios, falam sobre o desenvolvimento de seus produtos e deixam dicas para quem está interessado em buscar novos canais de vendas.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Clube Quindim
Restaurante Bollogna
Podcast Aqui se faz, aqui se doa
Cruella
Filme - Druk: Mais uma rodada
Guardar (Record), de Antonio Cicero
Pastelina
Cervogia
Fome Mata - Panela cheia salva

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Eu odeio escrever. Mas eu amo a sensação de ter escrito alguma coisa.
Dorothy Parker
Escritora americana (1893-1967)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar