Outra vez, do TikTok para os mais vendidos
PublishNews, Talita Facchini, 28/05/2021
'Mentirosos', livro de E. Lockhart publicado em 2014 apareceu pela primeira vez na Lista Geral dos Mais Vendidos

E. Lockhart | © Heather Weston
E. Lockhart | © Heather Weston
O poder do TikTok na venda dos livros já foi discutido pelo PublishNews em algumas ocasiões esse ano. Primeiro, Maju Alves, responsável pelos projetos especiais da casa, falou sobre lado literário da plataforma – o booktok – e como as editoras podem tirar proveito disso. Na mesma semana, Corte de espinhos e rosas (Galera), obra de Sarah J. Maas amplamente citada no aplicativo, entrou para a lista dos mais vendidos e no início desse mês, o PN dedicou um episódio do Podcast para discutir sobre o assunto.

Toda essa introdução para falar de Mentirosos (Seguinte), obra de E. Lockhart publicada em 2014, e que nessa semana alcançou o terceiro lugar da Lista Geral ao vender 1.192 exemplares. Em março, o Estadão repercutiu uma matéria do The New York Times em que Lockhart se disse surpresa ao ver que lá fora, o livro tinha voltado às listas dos mais vendidos graças às menções no TikTok. Demorou um pouco, mas o mesmo aconteceu por aqui. Vídeos como o do booktoker Thiago Neiva, que conta com mais de 260 mil seguidores, podem ser vistos na plataforma atiçando a curiosidade do leitor sobre a obra que conta a história de quatro amigos – Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat – que formam um grupo chamado Mentirosos. Dois anos depois de um estranho acidente, a garota retorna ao lugar onde eles sempre passavam as férias para juntar as lembranças do que realmente aconteceu com ela.

Junto com Mentirosos, o pódio dessa semana tem Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior em primeiro lugar com 1.535 e Mais esperto que o diabo (Citadel), em segundo com 1.522 exemplares vendidos na semana.

Com uma queda de 5% nas vendas com relação a semana passada, a lista deu as boas-vindas a dez obras.

Em Infantojuvenil, na qual Mentirosos lidera, estreou Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo (Seguinte), de Benjamin Alire Sáenz, na 11ª posição. Em Negócios, Empreender: a arte de se foder todos os dias e não desistir (Gente) apareceu em 5º lugar com 624 exemplares vendidos e O poder do equity, também da Gente, em 14º, com 379.

Em Não Ficção entraram mais quatro: A esquerda de hoje e Bolsonário, ambas da Alta Cult, na 10ª na 14ª; Um intelectual na política (Companhia das Letras), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na 19ª e Em suas mãos (Intrínseca), de Claudio Domênico, na 20ª.

Por fim, em Ficção estrearam as obras Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 4 (Panini) e Perfume de lavanda (Novo Século) empatadas na 14ª posição com 593 cópias vendidas e Jujutsu Kaisen - Batalha de feiticeiros Vol. 01 (Panini), na 12ª.

O Ranking das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras que emplacou 15 títulos na semana. O segundo lugar ficou com a Citadel Grupo Editorial, com dez e o terceiro, com a Sextante que colocou nove títulos na lista.

[28/05/2021 11:00:00]