Publicidade
Publicidade
TikTok para não tiktokers
PublishNews, Redação, 03/05/2021
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento

O TikTok foi o aplicativo que mais cresceu durante a pandemia. Em um curto espaço de tempo, chegou a centenas de milhares de usuários. Para quem não está familiarizado, num primeiro momento, o que pode vir à cabeça ao pensar na rede social, são os adolescentes dançando, fazendo dublagens, desafios diversos e viralizando na internet. Mas acontece que o aplicativo do momento serve para muito mais que isso.

Em artigo publicado no PublishNews, Maju Alves – a responsável pelos projetos sociais da casa e tiktoker nas horas vagas – falou sobre o lado literário do TikTok e como as editoras podem se beneficiar com isso.

Assim como o Instagram tem seus perfis literários – como o Books.ter que já passou por aqui – o TikTok tem o Booktok, que reúne influencers para falar sobre o mundo do livro. E lá fora, esse potencial já foi notado. Tanto que muitas editoras têm exemplos de livros que voltaram para a lista dos mais vendidos após serem mencionados por perfis voltados para o assunto.

Mas e por aqui? Como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento? O que falta para elas apostarem na plataforma e o que mais é preciso? Para falar sobre essas questões e ainda sobre como é ser um Booktoker, como funciona esse trabalho e sobre criação de conteúdo, o podcast do PublishNews conversou com Maju Alves e Giovana Bruno Lima, influenciadora digital booktoker.

Numa opinião conjunta, as duas acreditam que esse é o momento das editoras brasileiras usarem o TikTok para impulsionar seus livros. "No booktok gringo a gente vê editoras, bibliotecas e livrarias que estão criando perfis no TikTok para fazer parte do booktok e indicar livros", observou Giovana.

Maju – que criou sua conta no aplicativo para fazer poder escrever o artigo publicado no PN – também explicou que não é preciso muito para começar a usar a rede social. "Você não precisa de muita coisa para criar um vídeo no TokTok, não precisa aprender dancinha nem nada. Eu mesma gravo sentada na cama com um tripé e falando o que eu preciso falar", contou.

As duas ainda deram o passo a passo de como criar um vídeo na plataforma, falaram dos conteúdos mais relevantes, apresentaram dados sobre como o app divulga o conteúdo e ainda sobre a relação das editoras com os booktokers.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Perfil Giovana Bruno Lima (@giovanabrunolima)
Perfil Maju Alves (@majualves)
O som do silêncio - Netflix
The circle - Netflix
Corrente de ouro (Record), de Cassandra Clare
Todo sobre el asado - Netflix
@voicesbookclub - perfil literário Instagram
Perfis TikTok - @otiagovalente / @livresenhas / @dessavig / @reesenhas

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Conversamos com editoras da HarperCollins Brasil, Arqueiro e Alt sobre o 'boom' das vendas dos 'sports romance', um subgênero cheio de particularidades
Convidados falam sobre humanos e IA na curadoria de conteúdo, as mudanças nos comportamentos de busca dos consumidores e estratégias práticas para editoras e autores se adaptarem à nova realidade
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Toda semana, uma nova tirinha
"Quando me tornei avó, algo curioso aconteceu: minha atenção foi capturada, novamente, pelos livros infantis e infantojuvenis. Como mãe, já estive nesse mesmo lugar, mas agora é diferente!"
O filme permanece mesmo depois da última cena, daqueles que a gente não quer ir embora da sala de cinema e fica ali até que todos saiam
Conversamos com editoras da HarperCollins Brasil, Arqueiro e Alt sobre o 'boom' das vendas dos 'sports romance', um subgênero cheio de particularidades
O verdadeiro escritor é predestinado à literatura e não o contrário, daí seu destino inevitável.
Autran Dourado
Escritor brasileiro (1926-2012)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar