Publicidade
Publicidade
TikTok para não tiktokers
PublishNews, Redação, 03/05/2021
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento

O TikTok foi o aplicativo que mais cresceu durante a pandemia. Em um curto espaço de tempo, chegou a centenas de milhares de usuários. Para quem não está familiarizado, num primeiro momento, o que pode vir à cabeça ao pensar na rede social, são os adolescentes dançando, fazendo dublagens, desafios diversos e viralizando na internet. Mas acontece que o aplicativo do momento serve para muito mais que isso.

Em artigo publicado no PublishNews, Maju Alves – a responsável pelos projetos sociais da casa e tiktoker nas horas vagas – falou sobre o lado literário do TikTok e como as editoras podem se beneficiar com isso.

Assim como o Instagram tem seus perfis literários – como o Books.ter que já passou por aqui – o TikTok tem o Booktok, que reúne influencers para falar sobre o mundo do livro. E lá fora, esse potencial já foi notado. Tanto que muitas editoras têm exemplos de livros que voltaram para a lista dos mais vendidos após serem mencionados por perfis voltados para o assunto.

Mas e por aqui? Como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento? O que falta para elas apostarem na plataforma e o que mais é preciso? Para falar sobre essas questões e ainda sobre como é ser um Booktoker, como funciona esse trabalho e sobre criação de conteúdo, o podcast do PublishNews conversou com Maju Alves e Giovana Bruno Lima, influenciadora digital booktoker.

Numa opinião conjunta, as duas acreditam que esse é o momento das editoras brasileiras usarem o TikTok para impulsionar seus livros. "No booktok gringo a gente vê editoras, bibliotecas e livrarias que estão criando perfis no TikTok para fazer parte do booktok e indicar livros", observou Giovana.

Maju – que criou sua conta no aplicativo para fazer poder escrever o artigo publicado no PN – também explicou que não é preciso muito para começar a usar a rede social. "Você não precisa de muita coisa para criar um vídeo no TokTok, não precisa aprender dancinha nem nada. Eu mesma gravo sentada na cama com um tripé e falando o que eu preciso falar", contou.

As duas ainda deram o passo a passo de como criar um vídeo na plataforma, falaram dos conteúdos mais relevantes, apresentaram dados sobre como o app divulga o conteúdo e ainda sobre a relação das editoras com os booktokers.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Perfil Giovana Bruno Lima (@giovanabrunolima)
Perfil Maju Alves (@majualves)
O som do silêncio - Netflix
The circle - Netflix
Corrente de ouro (Record), de Cassandra Clare
Todo sobre el asado - Netflix
@voicesbookclub - perfil literário Instagram
Perfis TikTok - @otiagovalente / @livresenhas / @dessavig / @reesenhas

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Podcast do PublishNews conversou sobre o tema com Carlo Carrenho, da recém-lançada Pop Stories e André Calgaro, da Narratix
Economista Mariana Bueno é a convidada do Podcast dessa semana. Na conversa, ela foi a fundo na pesquisa Conteúdo Digital divulgada na semana passada
As convidadas da 171ª edição do programa são Kaya Adu Pereira, assistente editorial da Parábola Editorial, e Yala Araújo, livreira da gato sem rabo
Luiza Del Monaco e Rita Mattar, editoras das duas casas, participam do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas fala sobre sua relação e o que aprendeu com o multiartista Victor Giudice
Foram os livros que me ensinaram que as coisas que mais me atormentavam eram as mesmas que me conectavam com todas as pessoas que estavam vivas ou que já tinham vivido.
James Baldwin
Escritor americano (1924-1987)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar