Publicidade
Publicidade
TikTok para não tiktokers
PublishNews, Redação, 03/05/2021
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento

O TikTok foi o aplicativo que mais cresceu durante a pandemia. Em um curto espaço de tempo, chegou a centenas de milhares de usuários. Para quem não está familiarizado, num primeiro momento, o que pode vir à cabeça ao pensar na rede social, são os adolescentes dançando, fazendo dublagens, desafios diversos e viralizando na internet. Mas acontece que o aplicativo do momento serve para muito mais que isso.

Em artigo publicado no PublishNews, Maju Alves – a responsável pelos projetos sociais da casa e tiktoker nas horas vagas – falou sobre o lado literário do TikTok e como as editoras podem se beneficiar com isso.

Assim como o Instagram tem seus perfis literários – como o Books.ter que já passou por aqui – o TikTok tem o Booktok, que reúne influencers para falar sobre o mundo do livro. E lá fora, esse potencial já foi notado. Tanto que muitas editoras têm exemplos de livros que voltaram para a lista dos mais vendidos após serem mencionados por perfis voltados para o assunto.

Mas e por aqui? Como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento? O que falta para elas apostarem na plataforma e o que mais é preciso? Para falar sobre essas questões e ainda sobre como é ser um Booktoker, como funciona esse trabalho e sobre criação de conteúdo, o podcast do PublishNews conversou com Maju Alves e Giovana Bruno Lima, influenciadora digital booktoker.

Numa opinião conjunta, as duas acreditam que esse é o momento das editoras brasileiras usarem o TikTok para impulsionar seus livros. "No booktok gringo a gente vê editoras, bibliotecas e livrarias que estão criando perfis no TikTok para fazer parte do booktok e indicar livros", observou Giovana.

Maju – que criou sua conta no aplicativo para fazer poder escrever o artigo publicado no PN – também explicou que não é preciso muito para começar a usar a rede social. "Você não precisa de muita coisa para criar um vídeo no TokTok, não precisa aprender dancinha nem nada. Eu mesma gravo sentada na cama com um tripé e falando o que eu preciso falar", contou.

As duas ainda deram o passo a passo de como criar um vídeo na plataforma, falaram dos conteúdos mais relevantes, apresentaram dados sobre como o app divulga o conteúdo e ainda sobre a relação das editoras com os booktokers.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Perfil Giovana Bruno Lima (@giovanabrunolima)
Perfil Maju Alves (@majualves)
O som do silêncio - Netflix
The circle - Netflix
Corrente de ouro (Record), de Cassandra Clare
Todo sobre el asado - Netflix
@voicesbookclub - perfil literário Instagram
Perfis TikTok - @otiagovalente / @livresenhas / @dessavig / @reesenhas

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Uma das mesas da programação principal do evento teve como tema a Guerra do Paraguai, a partir do lançamento da escritora pela Editora 34
Debate destacou a importância da literatura, a internacionalização do projeto, o impacto no mercado editorial e as iniciativas educacionais para promover a leitura na rede municipal de ensino
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books
Evento será realizado entre os dias 14 e 22 de junho, na Praça Charles Miller, em São Paulo (SP); já são mais de 100 autores confirmados na programação, e cerca de 150 expositores
Duas curadoras dão mais detalhes sobre o evento, que começa no próximo dia 13 de junho no Riocentro; Thalita contribuiu com a curadoria para o Palco Apoteose, e Heloiza fez a programação do novo espaço Praça Além da Página
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras publicadas pela Ases da Literatura
Leitor é convidado a mergulhar em narrativas cômicas e emocionantes que revelam o cotidiano das famílias nordestinas, com suas nuances, memórias e afeições
Voltado tanto para iniciantes quanto para entusiastas, o livro explora conceitos fundamentais como Bitcoin, Ethereum, NFTs, contratos inteligentes e a segurança no mercado de criptoativos
Em ciência leia sempre os livros mais novos. Em literatura, os mais velhos.
Millôr Fernandes
Desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro (1923-2012)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar