Publicidade
Publicidade
Por mais espaço para as mulheres no mercado editorial
PublishNews, Talita Facchini, 29/03/2021
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo

Não é segredo nem novidade para ninguém que as diferenças entre as oportunidades oferecidas para homens e para as mulheres são grandes. E isso, claro, também se reflete no mercado editorial. Mas, algumas iniciativas estão lutando para mudar isso. Em junho de 2020, recebemos no Podcast do PublishNews, Jéssica Balbino e Ketty Valencio para falarem sobre a lista de 100 autoras pretas brasileiras criada por elas e a luta constante para dar mais visibilidade para essas autoras. No episódio dessa semana, conversamos com mais mulheres com novas ideias para dar mais visibilidade para o gênero no mercado editorial.

A jornalista e editora Luciana Benatti é a criadora da Dita Livros, editora que publica mulheres e pessoas LGBT+ e também privilegia abordagens que estimulem a reflexão sobre temas e políticas que impactam a vida cotidiana dessas pessoas. A Dita também é uma livraria on-line, que pauta suas escolhas não pela lógica do mercado, mas por indicações de mulheres leitoras. Nas palavras de Luciana, a Dita é "uma editora de resistência, que publica livros com causa".

Na loja virtual, a Dita Livros conta com aproximadamente 150 títulos de não ficção, todos escritos por mulheres.

Junto com Luciana, também falamos com Johanna Stein, o nome por trás da Livraria Gato Sem Rabo. Ao contrário da Dita, a livraria terá um espaço físico. Prestes a ser inaugurada, a nova loja de 65m² localizada na Rua Amaral Gurgel, na região central de São Paulo, vem com a proposta de ser um ponto de apreciação e distribuição de livros escritos por mulheres, colocando autoras no centro do diálogo literário.

Johanna conta que a ideia de criar a livraria surgiu de uma pesquisa feita por ela e da constatação da dificuldade de encontrar publicações por autoras mulheres e ainda pela inexistência de um espaço que reunisse essas obras. "A nossa proposta é trazer as palavras escritas por mulheres para o centro do diálogo literário e da produção editorial e disponibilizar uma visibilidade. Hoje a gente sabe muito bem que a questão não é que as mulheres não estejam escrevendo e sim a visibilidade", explicou.

Stein contou ainda que a escolha da localização da Gato Sem Rabo foi fundamental para existência da livraria. "Partir da pesquisa que nasce a partir de um catálogo e vai se transformando num projeto que tem como fim uma livraria de rua, traz a gente pra perto de um movimento de resistência que é muito importante, o movimento das livrarias de rua", contou. Com a fachada de frente para o Minhocão, a livraria chegará com 1.500 títulos e cinco mil exemplares expostos. Além disso, haverá também um pequeno café, que será operado pelo Cora, novo restaurante na cobertura do edifício.

No bate-papo de hoje elas falam também dos desafios de empreender durante a pandemia, da importância da curadoria e escolha do catálogo, da divulgação de obras escritas por mulheres, da criação de uma comunidade de leitoras e dos planos para o futuro e muito mais.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Dita Livros, Instagram - @ditalivros
gato sem rabo - contato@gatosemrabo.com.br | Rua Amaral Gurgel, 338 – cep 01221-000 – São Paulo | Instagram - @gato.sem.rabo

Indicações

Vinho Saperave 2016
Cartas para a minha mãe (Pallas), de Teresa Cárdenas
Eu não nasci mãe (Nacional), de Lua Barros - Dita Livros
As cabeças das pessoas negras (Nacional), de Nafissa Thompson-Spires
WinnieTeca
Quem casa quer casa - Netflix
Para educar crianças feministas (Companhia das Letras), de Chimamanda Ngozi Adichie
Sejamos todos feministas (edição infatojuvenil)
Parto com amor, de Luciana Benatti

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast do PublishNews conversou com André Fonseca, editor sênior da Citadel, e J.A. Ruggeri, gerente de aquisições da Alta Books, para entender o crescimento das obras das respectivas editoras nas listas dos mais vendidos
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Suzana Vargas inaugura um espaço no PN. Na coluna 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', ela vai trazer histórias de convivência com figurões da literatura nacional, começando por Carlos Drummond de Andrade.
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Recentemente, o mundo se espantou ao saber que uma colagem de milhares de imagens virtuais foi vendida por US$ 69 milhões. É o NFT. O que é isso e o que isso pode implicar no mercado de livros? Gustavo Martins de Almeida responde.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Gosto de inquietar adultos acomodados e despertar as crianças para a alegria e o prazer que é ler com desenvoltura.
Ziraldo
Cartunista brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar