Digital salva o ano no Japão
PublishNews+, Leonardo Neto, 19/03/2021
Em 2020, o faturamento apurado com a venda de livros impressos cai no Japão, mas os digitais dão um salto e salvam o ano pandêmico. No geral, mercado de publicações cresce 4,8%.

Em 2020, o faturamento apurado com a venda de livros impressos cai no Japão, mas os digitais dão um salto e salvam o ano pandêmico. No geral, mercado de publicações cresce 4,8%. | © Miika Laaksonen
Em 2020, o faturamento apurado com a venda de livros impressos cai no Japão, mas os digitais dão um salto e salvam o ano pandêmico. No geral, mercado de publicações cresce 4,8%. | © Miika Laaksonen
Desde o dia 12 de fevereiro, o PublishNews+ tem trazido reportagens que mapeiam a indústria editorial em diversos mercados pelo mundo. Esse conjunto forma a PubMagNet, série alimentada por informações trazidas por colegas que trabalham em importantes veículos especializados na cobertura do mercado editorial. O sexto país perfilado na série é o Japão e quem apresenta as informações do País do Sol Nascente é Hoshino Wataru, editor-chefe da BunkaNews. Ele aponta que o faturamento combinado de livros impressos e digitais alcançou 1,6 trilhões de ienes (cerca de R$ 82,3 bilhões). Isso representa crescimento de 4,8% em relação a 2019. Isolando somente a venda de livros impressos, o instituto de pesquisa aponta faturamento de 666 bilhões de ienes (R$ 34 bilhões), o que representa queda de 0,9%. já os digitais apresentaram crescimento de 28%, perfazendo 393 bilhões de ienes (R$ 2 bilhões). Os mangás digitais aqui merecem destaque: cresceram 31,9%. A série PubMagNet é exclusiva para assinantes do PublishNews+, para ler a reportagem sobre o Japão, clique aqui.

[19/03/2021 10:10:00]