Paris acompanha Bolonha e suspende Salão do Livro
PublishNews, Leonardo Neto, 02/03/2020
Evento estava marcado para acontecer entre 20 e 23/03. Uma nova edição acontecerá só em 2021.

Depois de a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha adiar a sua realização por conta do surto do novo coronavírus, o Salão do Livro de Paris cancelou a sua edição de 2020 pela mesma razão. O evento estava marcado para acontecer entre 20 e 23 desse mês. Ao jornal Le Monde, Vincent Montagne, presidente do Sindicato Nacional dos Editores, realizador do Salão, disse que a decisão de cancelar o evento se deu por “razões de saúde pública”. À Livres Hebdo, ele declarou que a decisão veio depois de um pedido do governo francês diante do aumento dos casos de covid-2019 na Europa. “Nosso senso de responsabilidade nos obriga a não correr riscos com a saúde de todos aqueles que fazem o sucesso do Livre Paris”, disse Montagne ao Le Monde.

No fechamento desta matéria, Paris tinha nove casos de covid-2019 confirmados e, na França, foram registradas duas mortes em razão da doença.

A grande apreensão dessa temporada de feiras europeias do primeiro semestre é em relação à Feira do Livro de Londres, marcada para acontecer na próxima semana (10 a 12 de março). Importantes expositores já cancelaram a sua participação, entre eles HarperCollins, Macmillan, Simon & Schuster, Ingram e Overdrive. Em um comunicado publicado neste domingo (1º), a feira reforça que mantém a sua programação a menos que haja uma nova diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do governo britânico. "Como mencionado anteriormente para os participantes desta edição, todas as diretrizes de Saúde Pública da Inglaterra e da OMS estão sendo seguidas e medidas apropriadas estão sendo implementadas", diz o comunicado. O documento fala ainda que para aqueles que não conseguirem acessar a Feira, a organização fará o possível para garantir que o máximo de conteúdo possível seja transmitido e compartilhado pelas redes sociais do evento.

Entre a semana passada e esta, o Reino Unido viu subir de 13 para 36 o número de pessoas diagnosticadas com a doença. Até agora, nenhuma morte em decorrência da síndrome foi registrada. Para hoje está agendada uma reunião com o comitê de emergência, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson. Novas medidas poderão sair dessa reunião.

Nesse ano, pela primeira vez, o Brazilian Publishers, projeto setorial de exportação de conteúdos editoriais, terá um estande na Feira de Londres. O espaço está mantido e 12 editores estão confirmados no estande. A Câmara Brasileira do Livro (CBL), uma das parceiras ao lado da Apex-Brasil no Brazilian Publishers, informou que nenhum editor brasileiro cancelou a sua participação até o momento.

A transmissão do corona vírus é feita de pessoa para pessoa via gotículas respiratória ou contato. Ao tossir ou espirrar, as autoridades recomendam, tapar a boca e nariz com um lenço descartável ou colocando a dobra do cotovelo para conter possíveis gotículas contaminadas. Há ainda a recomendação para manter as mãos limpas, lavando com sabonete por pelo menos 20 segundos e/ou higienizando com álcool gel e evitar o contato da mão suja com nariz, boca e olhos.

Pessoas que viajarem para áreas onde já há casos de contaminados e apresentarem sintomas da doença – febre, tosse e dificuldade para respirar – devem procurar os serviços de saúde para acompanhamento.

[02/03/2020 10:00:00]