Publicidade
Publicidade
PNLD também é lugar de editora média
PublishNews, Talita Facchini, 15/03/2021
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica

O PNLD é uma siglas mais conhecidas dentro do mercado editorial, afinal o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, como todo assinante do PN deve saber, é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo. Na última semana, o Podcast do PublishNews falou sobre a grande novidade do PNLD 2023, a compra de livros digitais para os alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil. Nesta semana, focamos em outro aspecto do programa: a dificuldade de editoras de médio porte em competir com os grandes grupos editoriais.

Antes voltadas mais para as obras gerais, algumas editoras passaram a apostar mais nas compras governamentais, decisão que exige investimento, análise e conhecimento. Para falar sobre esses desafios, conversamos como Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica.

A Universo dos Livros é uma editora que está entrando de vez nesse mercado. Segundo Alessandro, o entendimento de negócio é que as compras governamentais têm um potencial enorme, mas também uma dificuldade do tamanho desse potencial. “Estamos vivendo o PNLD 2023 desde o segundo semestre do ano passado, trabalhando, buscando autores e equipe para poder entrar na categoria principal que é a de didáticos”, explicou.

Alessandro contou ainda que uma das estratégias usadas pela editora é procurar o histórico de aprovação dos autores para facilitar a aprovação no edital. “Hoje no PNLD, na categoria de didáticos, a gente tem editoras como a Autêntica, que aprovou uma coleção, a Universo dos Livros que aprovou um integrador, mas é um mercado extremamente concentrado no qual você tem cinco editoras que tomam conta de tudo”, frisou.

Para Rafaela Lamas, da Autêntica, uma das principais atitudes é acreditar no livro e trabalhar em cima do projeto para conseguir a aprovação. “Pra gente, o maior desafio é a questão da equipe porque preferimos não terceirizar [...] a gente faz um esforço muito grande para tentar encaixar essa produção do didático na nossa equipe interna, terceirizando o menos possível e manter, claro, nosso cronograma e planejamento dos livros para o varejo”, contou. Em 2020, a Autêntica reportou um crescimento de 33% no varejo, outra aposta da editora que não traz tanta insegurança.

No bate-papo, Alessandro e Rafaela falaram ainda sobre os riscos, a dificuldade na divulgação – vista pelos dois como a principal em todo o processo –, os custos e o tamanho da oportunidade. “Se eu consigo aprovar uma coleção inteira, o potencial de geração de receita ele é enorme, mas tem o risco, obviamente, de não acontecer nada”, explicou Gerardi.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Aula na Labpub - Mercado editorial brasileiro - principais características e cenário atual
100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel), de Leonardo Neto
A marca do Z (Companhia das Letras), de Paulo Roberto Pires=
Pacarrete - YouTube
Schitt's Creek - Amazon Prime Video
Lovecraft Country - HBO
Por trás de seus olhos - Netflix
Rupaul's drag race - T12E9 - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Podcast do PublishNews conversou com André Fonseca, editor sênior da Citadel, e J.A. Ruggeri, gerente de aquisições da Alta Books, para entender o crescimento das obras das respectivas editoras nas listas dos mais vendidos
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Mais uma vez, o telefone tocou na agência fictícia criada por Marisa Moura. Dessa vez, uma agente concorrente liga para fazer uma proposta para a misteriosa (e engraçada) funcionária
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Este século é atroz e terminará de forma atroz. A única forma de salvá-lo é pensar poeticamente
Ernesto Sábato
Escritor argentino
(1911 - 2011)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar