Publicidade
Publicidade
PNLD também é lugar de editora média
PublishNews, Talita Facchini, 15/03/2021
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica

O PNLD é uma siglas mais conhecidas dentro do mercado editorial, afinal o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, como todo assinante do PN deve saber, é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo. Na última semana, o Podcast do PublishNews falou sobre a grande novidade do PNLD 2023, a compra de livros digitais para os alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil. Nesta semana, focamos em outro aspecto do programa: a dificuldade de editoras de médio porte em competir com os grandes grupos editoriais.

Antes voltadas mais para as obras gerais, algumas editoras passaram a apostar mais nas compras governamentais, decisão que exige investimento, análise e conhecimento. Para falar sobre esses desafios, conversamos como Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica.

A Universo dos Livros é uma editora que está entrando de vez nesse mercado. Segundo Alessandro, o entendimento de negócio é que as compras governamentais têm um potencial enorme, mas também uma dificuldade do tamanho desse potencial. “Estamos vivendo o PNLD 2023 desde o segundo semestre do ano passado, trabalhando, buscando autores e equipe para poder entrar na categoria principal que é a de didáticos”, explicou.

Alessandro contou ainda que uma das estratégias usadas pela editora é procurar o histórico de aprovação dos autores para facilitar a aprovação no edital. “Hoje no PNLD, na categoria de didáticos, a gente tem editoras como a Autêntica, que aprovou uma coleção, a Universo dos Livros que aprovou um integrador, mas é um mercado extremamente concentrado no qual você tem cinco editoras que tomam conta de tudo”, frisou.

Para Rafaela Lamas, da Autêntica, uma das principais atitudes é acreditar no livro e trabalhar em cima do projeto para conseguir a aprovação. “Pra gente, o maior desafio é a questão da equipe porque preferimos não terceirizar [...] a gente faz um esforço muito grande para tentar encaixar essa produção do didático na nossa equipe interna, terceirizando o menos possível e manter, claro, nosso cronograma e planejamento dos livros para o varejo”, contou. Em 2020, a Autêntica reportou um crescimento de 33% no varejo, outra aposta da editora que não traz tanta insegurança.

No bate-papo, Alessandro e Rafaela falaram ainda sobre os riscos, a dificuldade na divulgação – vista pelos dois como a principal em todo o processo –, os custos e o tamanho da oportunidade. “Se eu consigo aprovar uma coleção inteira, o potencial de geração de receita ele é enorme, mas tem o risco, obviamente, de não acontecer nada”, explicou Gerardi.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Aula na Labpub - Mercado editorial brasileiro - principais características e cenário atual
100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel), de Leonardo Neto
A marca do Z (Companhia das Letras), de Paulo Roberto Pires=
Pacarrete - YouTube
Schitt's Creek - Amazon Prime Video
Lovecraft Country - HBO
Por trás de seus olhos - Netflix
Rupaul's drag race - T12E9 - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa; Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, e Vitor Tavares, da CBL, são os convidados do Podcast do PublishNews dessa semana
Entrevista com Luiza Helena Trajano está disponível nas principais plataformas de áudio
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo-memória da série 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas resgata a sua história com Ferreira Gullar
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Minha poesia é feita de silêncios.
Javier Sicilia
Escritor mexicano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar