Publicidade
Publicidade
Conteúdos digitais: a grande novidade do PNLD 2023
PublishNews, Talita Facchini, 08/03/2021
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital

Um dos grandes catalisadores do mercado de livros educacionais são as compras governamentais, mais especificamente o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.

O edital do PNLD 2023 já está no ar e causou surpresa ao deixar de exigir itens de observância a princípios éticos e democráticos. Mas uma das principais novidades relacionados a esse edital era uma bola contada e bastante esperada por editores: pela primeira vez o FNDE comprará livros digitais para os alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil.

Para falar sobre o impacto dessa decisão na indústria do livro, o Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, tecnologia educacional e inovação, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, empresa especializada em soluções tecnológicas no mercado editorial.

Na visão de Gabriela, as mudanças nesse novo edital podem ser vistas como uma nova virada depois de anos de editais pedindo poucas alterações. “Escrevi uma coluna para o PublishNews em 2012 que se chamava O ano da virada e é engraçado como estamos em fevereiro de 2021 e esse título poderia servir da mesma maneira”, brincou.

Já Paulo elogiou a decisão do MEC de trazer mais mudanças para o edital, que no decorrer dos anos, vinha apresentando mais inovações na questão de acessibilidade e digitalização. Ele falou também sobre a adoção do HTML5 como formato padrão para os livros. “Eu encaro isso como olhar direito para o futuro”, declarou.

No bate-papo, além do impacto, eles falaram sobre os desafios, as dificuldades e os caminhos a serem trilhados no PNLD 2023.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

O ar que me falta (Companhia das Letras), de Luiz Schwarcz
Colunas da Gabriela Dias
Cartas para um astrofísico (Planeta), Neil deGrasse Tysson
Tiktok - Neil deGrasse Tysson
Tiktok Maju Alves
This is us
Wonder women (Primavera Editorial), de Sam Maggs
Canal sobre AirFryer e Maquina de pão - Mauricio Rodrigues https://www.youtube.com/c/maur%C3%ADciorodrigues/featured?pbjreload=102
Folklore (Spotify), Taylor Swift
Folklore (Disney+), Taylor Swift

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Conversa do Papo de Mercado durante Bienal do Livro abordou experiências internacionais e o caso brasileiro
Programa reproduz a conversa do primeiro encontro da iniciativa idealizada por Eliete Cotrim, gerente comercial da Editora 34, e Mônica Carvalho, fundadora da Livraria da Tarde
O episódio da semana recebe Jorge Sallum, Antonio Hermida e Bruno Mendes para discutir oportunidades com programas de código aberto
Episódio recebe Suzana Vargas e Natasha Barzaghi Geenen para falar sobre os impactos das iniciativas na promoção dos livros e da cultura
Conversa entre dois jornalistas e editores lotou a Casa PN durante a Flip; é o terceiro ano do formato sem mediador na programação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Do colo da vovó Gertrudes aos cadernos de Lúcia, os momentos do cotidiano se transformam em oportunidades para aprender e explorar esse novo mundo
A narrativa convida crianças e famílias a desacelerarem, desligarem os aparelhos e redescobrirem o encanto do faz de conta
Livro convida crianças e famílias a refletirem sobre equilíbrio digital, convivência e a magia das experiências reais
Livro conversa diretamente com uma geração de crianças que crescem acreditando que precisam acertar o tempo todo
Livro mostra que alguns encontros podem transformar completamente a maneira de enxergar o mundo
Escritor é aquela pessoa que acha que a publicação do seu livro é mais importante do que a cura do câncer.
Paulo Polzonoff Jr.
Tradutor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar