Publicidade
Publicidade
Conteúdos digitais: a grande novidade do PNLD 2023
PublishNews, Talita Facchini, 08/03/2021
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital

Um dos grandes catalisadores do mercado de livros educacionais são as compras governamentais, mais especificamente o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.

O edital do PNLD 2023 já está no ar e causou surpresa ao deixar de exigir itens de observância a princípios éticos e democráticos. Mas uma das principais novidades relacionados a esse edital era uma bola contada e bastante esperada por editores: pela primeira vez o FNDE comprará livros digitais para os alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil.

Para falar sobre o impacto dessa decisão na indústria do livro, o Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, tecnologia educacional e inovação, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, empresa especializada em soluções tecnológicas no mercado editorial.

Na visão de Gabriela, as mudanças nesse novo edital podem ser vistas como uma nova virada depois de anos de editais pedindo poucas alterações. “Escrevi uma coluna para o PublishNews em 2012 que se chamava O ano da virada e é engraçado como estamos em fevereiro de 2021 e esse título poderia servir da mesma maneira”, brincou.

Já Paulo elogiou a decisão do MEC de trazer mais mudanças para o edital, que no decorrer dos anos, vinha apresentando mais inovações na questão de acessibilidade e digitalização. Ele falou também sobre a adoção do HTML5 como formato padrão para os livros. “Eu encaro isso como olhar direito para o futuro”, declarou.

No bate-papo, além do impacto, eles falaram sobre os desafios, as dificuldades e os caminhos a serem trilhados no PNLD 2023.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

O ar que me falta (Companhia das Letras), de Luiz Schwarcz
Colunas da Gabriela Dias
Cartas para um astrofísico (Planeta), Neil deGrasse Tysson
Tiktok - Neil deGrasse Tysson
Tiktok Maju Alves
This is us
Wonder women (Primavera Editorial), de Sam Maggs
Canal sobre AirFryer e Maquina de pão - Mauricio Rodrigues https://www.youtube.com/c/maur%C3%ADciorodrigues/featured?pbjreload=102
Folklore (Spotify), Taylor Swift
Folklore (Disney+), Taylor Swift

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa; Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, e Vitor Tavares, da CBL, são os convidados do Podcast do PublishNews dessa semana
Entrevista com Luiza Helena Trajano está disponível nas principais plataformas de áudio
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo-memória da série 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas resgata a sua história com Ferreira Gullar
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
A ficção é como uma grande cidade, por assim dizer, com muitos, muitos bairros. Suponho que um de seus elementos seja representar o mundo que compartilhamos.
Ian McEwan
Escritor inglês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar