Publicidade
Publicidade
O caminho das pedras das compras governamentais
PublishNews, Talita Facchini, 08/02/2021
Felipe Poletti, diretor editorial da Editora do Brasil, e Natália Vieira, da consultoria Radar de Licitações, falam sobre a importância das compras governamentais para as editoras e como as pequenas e médias editoras podem acessar os editais

Segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, as compras governamentais respondem por um terço do faturamento global da indústria do livro no Brasil. Mas qual a importância dessa modalidade de vendas para os editores? É coisa só para editoras grandes? E quais os caminhos das pedras para se acessar os editais? Para responder essas e outras perguntas, o Podcast do PublishNews conversou com Felipe Poletti, diretor editorial da Editora do Brasil, que apurou a metade do seu faturamento com vendas governamentais, e Natália Vieira, da consultoria Radar de Licitações, que estará presente no PN+ e que trabalha para ajudar as editoras a encontrar editais.

O Brasil tem quase 40 milhões de alunos na rede pública e pouco mais de nove milhões na rede privada e, segundo Natália, há uma grande movimentação na parte do setor de licitações para atender a esse público. “Talvez o que a gente tenha acompanhado nos últimos três anos é uma tendência das editoras pequenas e médias também conseguirem fazer parte dessas seleções”, destacou. “Agora, nós precisamos que essas editoras pequenas e médias consigam ter uma maior capacitação e um maior trabalho interno, um direcionamento para área de licitações para que elas se tornem mais competitivas”, completou.

Na Editora do Brasil, as compras governamentais já têm uma importância significativa. Segundo Felipe, os principais pontos são separar o PNLD das demais licitações dos âmbitos municipal e estadual e focar nas prefeituras. “Se a gente pensar que, por exemplo, a educação infantil ainda não é atendida em 2021 pelo PNLD – ela vai passar a ser atendida só em 2022 –, a gente tem um universo de quase quatro milhões de estudantes na pré-escola, é um mercado em potencial enorme que existe nas prefeituras. E é importante e necessário esse relacionamento com as redes, você apresentar o livro, o seu catálogo, porque muitas vezes essas licitações vão ser desenvolvidas a partir de uma demanda que os próprios editores acabam gerando”, explicou.

Na conversa, Natália falou sobre o trabalho anterior que deve ser feito pelas editoras que querem ser selecionadas nesses projetos, as estratégias a serem adotadas e a importância do PNLD literário. “Depois do PNLD 2018, nós vimos uma grande quantidade de pequenas e médias editoras mais engajadas dentro desse setor e se abrindo pra ideia da licitação”. Natália acredita ainda que a licitação exige uma pré-estrutura, e explica: “Sempre falo que antes de você escolher um edital, você precisa organizar a casa. A editora precisa correr atrás da documentação necessária para participar de uma licitação”, processo que exige tempo e investimento e conclui: “Para participar de licitação, você tem que se preparar. Você tem que identificar os documentos, estar com eles previamente preparados, suas certidões, saber onde você quer procurar o tipo de licitação – existem vários portais – então tem diversas formas dessas editoras participarem, e mais do que isso, elas têm que identificar o que a gente chama no marketing digital de nicho: quais as possibilidades que elas têm dentro das licitações”.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Últimos dias de Gilda - Globoplay
Teto para dois (Intrínseca), de Beth O´Leary
A startup enxuta (Sextante), de Eric Ries
Piauí - João Moreira Salles
Smartless - Podcast

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Podcast do PublishNews conversou sobre o tema com Carlo Carrenho, da recém-lançada Pop Stories e André Calgaro, da Narratix
Economista Mariana Bueno é a convidada do Podcast dessa semana. Na conversa, ela foi a fundo na pesquisa Conteúdo Digital divulgada na semana passada
As convidadas da 171ª edição do programa são Kaya Adu Pereira, assistente editorial da Parábola Editorial, e Yala Araújo, livreira da gato sem rabo
Luiza Del Monaco e Rita Mattar, editoras das duas casas, participam do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas fala sobre sua relação e o que aprendeu com o multiartista Victor Giudice
Escrever tem muito a ver com ilusionismo.
Raphael Montes
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar