Trini Vergada abre editora com sede na Argentina, Espanha e México
PublishNews, Lorenzo Herrero, 03/02/2021
A Trini Vergara Edições nasce com dois selos, Motus e Gamon - voltados para a literatura de entretenimento

Em uma coletiva de imprensa virtual realizada nesta terça (2), Trini Vergara, editora e empresária com mais de 30 anos de experiência no setor e bastante conhecida no Brasil desde o tempo que foi sócia da Vergara & Riba (hoje VR), anunciou o seu novo projeto, a criação da Trini Vergara Edições. A nova editora desembarcará no mercado espanhol em março focando na literatura de entretenimento com dois selos, Motus (thriller/novela noir) e Gamon (literatura fantástica). Além disso, a editora contará com sede em três países, Argentina, Espanha e México e terá seus livros vendidos também no Chile.

A Trini Vergara Edições tem como missão seduzir leitores e leitores em espanhol dos quatro países que inicialmente estará presente. “Nós somos o que você quer ler” é o lema com o qual ela deseja atrair a atenção da comunidade leitora e de novos públicos.

Já o catálogo foi elaborado com base na convicção de que os livros são uma das melhores formas de aproveitar os momentos de lazer. A partir daí, com esse projeto editorial, Trini Vergara quer atingir um público amplo e ávido pelo entretenimento. “Estamos inscritos na literatura do entretenimento, mas isso não significa deixar de lado os cuidados na edição”, explicou.

Os selos Motus e Gamon sempre oferecerão versões em espanhol latino-americano e espanhol peninsular, com o compromisso de publicar sagas completas. A produção da editora também estará disponível em diversas mídias: e-book - a partir de março - e alguns títulos também em audiolivros. Em relação aos audiolivros, Trini esclareceu que nem todos os livros serão gravados em duas versões. "O processo de produção de um audiolivro acarreta custos mais elevados e é por isso que o gênero fantasia terá áudios em espanhol peninsular, é um acordo com a Storytel. No gênero thriller, os audiolivros estarão disponíveis com os dois sotaques, vamos colocar toda a "carne na grelha". No entanto, é um caminho bastante unilateral, mas se tudo correr bem faremos tudo em dois sotaques”, esclareceu.

Os livros impressos da Trini Vergara Edições poderão ser encontrados em todas as livrarias mais importantes dos quatro países mencionados, assim como no on-line. Na Espanha, eles também estarão disponíveis na plataforma todostuslibros.com. No caso da Argentina e do México, também será oferecida aos leitores a possibilidade de adquirirem seus exemplares diretamente no e-commerce da editora. A distribuição nos quatro países será canalizada através de parceiros estratégicos com grande experiência no setor. Na Espanha e no México, a editora chegou em um acordo com a Ediciones Urano que lhe permitirá chegar a todas as livrarias dos dois países; na Argentina terá a força de Edhasa e Riverside; enquanto no Chile, onde a editora não terá sede, se unirá ao projeto pela Catalonia. “À frente do qual está Arturo Infante, grande editor e distribuidor. Nossos livros serão impressos e distribuídos no Chile”, contou Trini.

No primeiro semestre de 2021 está previsto o lançamento no mercado de cinco livros com o selo Motus e três com o selo Gamon.

Motus

Os thrillers que farão parte do catálogo buscam sempre ter uma âncora na realidade. As publicações reunirão os subgêneros: thriller policial, psicológico, judicial, techno e thriller doméstico. Os primeiros títulos que estarão à venda a partir de março são The trial of Miracle Creek, de Angie Kim e vencedor do Prêmio Edgar, o mais importante dos EUA e The girl who was taken, de Charlie Donlea, autor de best-sellers, traduzido para 12 idiomas e publicado por aqui pela Faro Editorial.

Gamon

O selo Gamon é dedicado à literatura fantástica e oferecerá uma variedade de mundos narrativos, exatamente como os fãs do gênero esperam. Entre os subgêneros que o selo irá oferecer estão fantasia urbana, sobrenatural, épica, romântica, aventura e dark.

Os títulos que estarão à venda a partir de março são La última sonrisa de Sunder City, de Luke Arnold, que fez sucesso entre os leitores de língua inglesa, e Reyes de la Tierra Salvaje, de Nicholas Eames.

[03/02/2021 10:20:00]