Publicidade
Publicidade
O protagonismo feminino na indústria do livro
PublishNews, Redação, 14/12/2020
Karine Pansa, recém-eleita vice-presidente da International Publishers Association, participa do Podcast do PublishNews dessa semana

Fundada em 1896, a International Publishers Association (IPA) nasceu com o propósito de garantir que todos os países do mundo mostrassem respeito pelos direitos autorais e pela Convenção de Berna que deu norte às questões de direitos de autor em boa parte do mundo. Hoje, a IPA é uma das principais entidades a levantar a bandeira da liberdade de publicação e de expressão e ainda realiza ações de promoção da alfabetização e da leitura, mantendo relações consultivas com as Nações Unidas.

À frente da instituição estão duas mulheres, uma delas, brasileira. Bodour Al Qasimi, dos Emirados Árabes Unidos, lidera a entidade e Karina Pansa, do Brasil, é a sua vice.

Karine é a convidada da semana do Podcast do PublishNews. Na conversa que teve com a nossa equipe, ela falou sobre as principais bandeiras da IPA; defendeu o protagonismo feminino na indústria global do livro e contou como o Brasil é visto pelos seus pares dentro da organização mundial da qual ela agora é vice-presidente.

Karine falou também sobre o Clube de Leitura da ONU que está em busca de compor uma lista de livros infantis e juvenis que tratem de temas relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizado pelas Nações Unidas. Interessados em submeter títulos para a lista têm até esta quarta-feira (16). Para mais informações clique aqui.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Pamonharia da Dona Ziza
EdTech Meeting dia 15/12 às 15h
100 nomes da edição no Brasil
Além do meme
Vidas negras
Winds of change

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
A conversa aborda as estratégias de mercado, incluindo edições especiais e livros se transformando em objetos de consumo
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende o acesso e investimentos em mediação cultural para excluídos da literatura
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
Totalmente a favor de um contexto no qual a inteligência artificial colabore com os humanos, Lu Magalhães explica a Teoria da Internet Morta e as mudanças da arquitetura da internet em novo artigo
Espaço publieditorial do PublishNews destaca novidades de vários gêneros da editora
Movido por um chamado impossível de ignorar, Heitor rompe com o mundo que conhecia, abandona a medicina e se entrega ao silêncio do seminário
A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português (1888-1935)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar