Apanhadão: Cogna anuncia lançamento de marketplace de ensino superior
PublishNews, Redação, 14/12/2020
E mais: Morre os escritores Jaci Bezerra e John Le Carré; Ubu publicará os discursos de Malcolm X e Editora 34 prepara a obra completa de Leonardo Fróes

A companhia de educação Cogna, holding da Kroton, anunciou o lançamento de um marketplace de ensino superior que já começa com 16 empresas que pertencem ao grupo. Segundo o Valor, é a primeira grande iniciativa do gênero no setor. A nova plataforma conta com um milhão de alunos das instituições do grupo, que realizam 9 milhões de acessos mensais, e movimenta R$ 4 bilhões em receita das 16 marcas do grupo. Haverá oferta de serviços de cursos de graduação, livres, idiomas, técnicos, micro certificação, agência de emprego e serviços financeiros. Além de suas empresas, a Cogna pretende atrair parceiros para seu marketplace. A plataforma será lançada em 2021 e deverá entrar em operação entre o fim de 2021 e começo de 2022.

Faleceu na última quinta, aos 76 anos, Jaci Bezerra, poeta da Geração 65. Nascido em Alagoas, Bezerra chegou a Pernambuco ainda adolescente. Em Jabotão, fez amizade com Alberto da Cunha Melo, José Luiz de Almeida Melo e Domingos Alexandre, unidos pela literatura. O grupo deu início à Geração 65, que logo depois viria a ser conhecido como um movimento de escritores do Recife. Jaci foi também um dos fundadores das Edições Pirata e esteve à frente da editora Massangana, da Fundaj.

Quem também faleceu na noite de sábado (12) foi o escritor britânico John Le Carré, que se inspirou em suas próprias experiências como espião para criar algumas das melhores obras de intriga da literatura no século 20 como O espião que saiu do frio. Segundo o Estadão, Carré faleceu aos 89 anos, em decorrência de uma pneumonia. Ele trabalhou no corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964, notadamente nos serviços secretos. Sua experiência terminou repentinamente quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou a identidade de dezenas espiões. Seu primeiro livro, O morto ao telefone, foi lançado em 1961. Logo foi seguido por Um crime entre cavalheiros (1962) e depois aquele que o tornou referência na literatura de espionagem, O espião que saiu do frio (1963). A Folha também noticiou a morte do escritor.

O jornal também trouxe uma entrevista com Cida Pedrosa, autora de Solo para vialejo, o Livro do Ano do Prêmio Jabuti. Recém-eleita vereadora no Recife, Cida contou sua história e falou sobre sua obra, sobre ser mulher e sobre o machismo.

No Painel das Letras, destaque para os discursos de Malcolm X que serão publicados pela Ubu. A editora comprou os direitos para publicar dois volumes dos discursos do líder do movimento negro, são edições de décadas atrás, propriedades da editora Pathfinder, que nunca haviam sido transpostas na íntegra ao português.

Ainda na coluna, a notícia de que Paulo Scott, autor de Marrom e amarelo, prepara para março a sua estreia no campo das histórias em quadrinhos. Meu mundo versus Marta, parceria com o ilustrador Rafael Sica, sai pelo selo Quadrinhos na Cia. E o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc SP está preparando um roteiro com as obras que Antunes Filho considerava fundamentais para que o ser humano se tornasse um cidadão pleno, com sugestão até de uma ordem específica.

Já a coluna da Babel contou que Leonardo Fróes, uma das vozes mais marcantes na poesia brasileira desde os anos 1970, terá sua obra completa publicada pela Editora 34 em 2021, quando ele faz 80 anos.

Drauzio Varella também prepara um novo livro para 2021. Segundo O Globo, em Uma reflexão sobre o Brasil, o médico irá revisitar todas as mudanças que testemunhou e evoluções conquistadas em seu campo profissional em mais de 50 anos de medicina.

E o concurso que premia a pior escrita sobre sexo em língua inglesa não anunciará um vencedor este ano. Os editores que organizam o Bad sex in fiction afirmaram que o ano de 2020 já havia sido suficientemente desagradável sem a contribuição deles.

Tags: Apanhadão
[14/12/2020 10:00:00]