A Black Friday do ‘tudo ou nada’
PublishNews, Redação, 27/11/2020
Enquanto a Saraiva aposta em descontos agressivos – que podem ultrapassar os 80% –, a Cultura não colocou no ar nenhuma promoção alusiva à Black Friday

Nesta quinta-feira (26), a coluna Radar Econômico, da revista Veja publicou nota intitulada “Livraria Saraiva aposta tudo na Black Friday”. Segundo a coluna, a empresa decidiu ir para o “tudo ou nada” nesta sexta-feira de promoções. O objetivo é gerar caixa suficiente para negociar dívida com credores. A varejista depende deles para se manter viva, já que tenta criar uma versão do plano de recuperação judicial que seja “passável” pelo crível dos credores. Na última terça-feira (24), a empresa pediu novamente a suspensão da assembleia geral de credores para formular a oitava versão do plano.

Na Yellow & Black Friday – como a Saraiva batizou a sua própria Black Friday –, os descontos em alguns casos podem ultrapassar os 80%, como é o caso de Dilema morta e Origem mortal, ambos escritos por Nora Roberts e publicados pela Bertrand Brasil, com 82% de desconto, e Quando ela acordou (Bertrand), de Jordan Hillary, com 85%. Além dos descontos agressivos dos produtos que estão com o selo da Yellow & Black Friday, todos os livros (excetos didáticos, cursos, idiomas e dicionários) estão com 25% nas compras acima de R$ 89,90.

Já a Cultura, outra varejista que está em recuperação judicial, optou por não usar o termo "Black Friday", mas traz no site promoções e vale-presentes com descontos e a "Semana Cultura" (que vai até a próxima segunda-feira, 30) oferece descontos que podem chegar a 90% nas lojas físicas. O foco está no recém-lançado Sebo Cultura, programa de recompra de livros usados que são revendidos tanto nas lojas quanto no site da varejista. "O serviço faz parte de uma plataforma de economia circulante que estamos implementando no site e nas lojas", disse Sergio Herz ao PublishNews na manhã desta sexta-feira. O executivo promete novidades em breve.

[27/11/2020 09:10:00]