
Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Ruth foi a primeira escritora negra brasileira a obter projeção nacional, a partir do lançamento de seu primeiro livro: o romance Água Funda, em 1946. Em 2008 (aos 88 anos), Ruth foi eleita para ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras.
A abertura do evento acontece no dia 19, e a primeira mesa, às 15h, terá o tema Vozes africanas: território e testemunhos, com a participação de Vera Duarte Pina (Cabo Verde) e António Quino (Angola), e mediação de Tom Farias, curador da festa. Também participam da programação nomes como Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Laurentino Gomes, Cristovam Buarque, Martinho da Vila e Paulo Lins. A transmissão do evento será feita pela plataforma da Virada da Consciência, que também disponibiliza a programação completa da FlinkSampa.
Virada da Consciência
Este ano, a Virada da Consciência, também realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, acontece de 17 a 22 de novembro, com o tema É Floyds! – Os joelhos invisíveis que estão por aí. O evento irá propor uma reflexão acerca do racismo e do protagonismo negro nas mais variadas áreas.
A virada terá sete eixos: as ações da Virada, que colocam em pauta temas como saúde, segurança, educação, movimentos sociais; o Troféu Raça Negra (que premia personalidades negras e àqueles que lutam por uma sociedade com igualdade racial); a FlinkSampa, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra; o Festival Afrominuto; o Seminário Internacional da Consciência Negra; a Jornadas da Diversidade, organizada pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; e a BlackTekFest (BTK), feira de experiências tecnológicas que vai reunir ciência e tecnologia com empreendedorismo. Cada um desses eixos terá conteúdo e programação próprios, que poderão ser acessados nas respectivas salas temáticas dentro da plataforma.