FlinkSampa 2020 homenageia Ruth Guimarães
PublishNews, Redação, 17/11/2020
Entre 19 e 20/11, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra será digital e integrará a programação da Virada da Consciência. Nomes como Itamar Vieira Junior e Laurentino Gomes participam da programação.

Ruth Guimarães | © Divulgação
Ruth Guimarães | © Divulgação
A 8ª edição da FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – acontece nos dias 19 e 20 de novembro como parte da programação da Virada da Consciência (17 a 22/11) em comemoração à Semana da Consciência Negra. Com uma edição totalmente virtual, este ano o evento organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras homenageia Ruth Guimarães (1920- 2014). A Flink irá apresentar como pano de fundo dos debates literários a trajetória da poeta, romancista e cronista para celebrar o seu centenário.

Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Ruth foi a primeira escritora negra brasileira a obter projeção nacional, a partir do lançamento de seu primeiro livro: o romance Água Funda, em 1946. Em 2008 (aos 88 anos), Ruth foi eleita para ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras.

A abertura do evento acontece no dia 19, e a primeira mesa, às 15h, terá o tema Vozes africanas: território e testemunhos, com a participação de Vera Duarte Pina (Cabo Verde) e António Quino (Angola), e mediação de Tom Farias, curador da festa. Também participam da programação nomes como Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Laurentino Gomes, Cristovam Buarque, Martinho da Vila e Paulo Lins. A transmissão do evento será feita pela plataforma da Virada da Consciência, que também disponibiliza a programação completa da FlinkSampa.

Virada da Consciência

Este ano, a Virada da Consciência, também realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, acontece de 17 a 22 de novembro, com o tema É Floyds! – Os joelhos invisíveis que estão por aí. O evento irá propor uma reflexão acerca do racismo e do protagonismo negro nas mais variadas áreas.

A virada terá sete eixos: as ações da Virada, que colocam em pauta temas como saúde, segurança, educação, movimentos sociais; o Troféu Raça Negra (que premia personalidades negras e àqueles que lutam por uma sociedade com igualdade racial); a FlinkSampa, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra; o Festival Afrominuto; o Seminário Internacional da Consciência Negra; a Jornadas da Diversidade, organizada pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; e a BlackTekFest (BTK), feira de experiências tecnológicas que vai reunir ciência e tecnologia com empreendedorismo. Cada um desses eixos terá conteúdo e programação próprios, que poderão ser acessados nas respectivas salas temáticas dentro da plataforma.

[17/11/2020 08:00:00]